Assinar
Cantinho dos Bichos

Hoje comemora-se o primeiro Dia Mundial do Albatroz

Iniciativa pretende alertar para as ações humanas que põem em risco esta e outras aves marinhas. Algumas nidificam na ilha da Berlenga.

ilha da Berlenga
Ilha da Berlenga.
Foto: Joaquim Dâmaso

Esta, sexta-feira, 19 de junho, comemora-se o primeiro Dia Mundial do Albatroz. A efeméride é promovida internacionalmente com o objetivo de alertar para as ameaças que põem em risco esta e outras aves marinhas.

Em Portugal, é a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) que assinala a data. “Em Portugal não existem albatrozes, mas há aves da mesma família, como a pardela-balear, a ave marinha mais ameaçada da Europa”, diz Joana Andrade, coordenadora do Departamento de Conservação Marinha da SPEA.

“Estas aves sofrem por serem capturadas acidentalmente nas pescas, pelos efeitos das alterações climáticas, e pelo impacto de espécies invasoras, que é o foco deste primeiro Dia do Albatroz.”, acrescenta a responsável na página de Facebook da SPEA.  

Os albatrozes e outras aves marinhas como a cagarra fazem o ninho em ilhas e evoluíram sem predadores nessas zonas. Foi a ação humana que, intencionalmente ou não, trouxe animais como ratos e gatos. O impacto na mortalidade de crias e na destruição de ovos tem sido devastador para muitas espécies.

“A boa notícia é que é possível reverter estas ameaças”, diz Joana Andrade. “Na Berlenga, por exemplo, controlando as espécies invasoras conseguimos que o roque-de-castro nidificasse na ilha. E estamos a trabalhar com pescadores em vários pontos do país, a desenvolver medidas que evitam que as aves fiquem presas nos equipamentos de pesca.

Os albatrozes são conhecidos por percorrerem o globo, chegando a passar anos sem vir a terra. Também outras aves marinhas fazem viagens épicas, algumas com paragem em Portugal.

As cagarras, por exemplo, reproduzem-se nas Berlengas, nos Açores e na Madeira, e depois rumam ao até ao Atlântico Sul – algumas chegam mesmo ao Oceano Índico. Já a pardela-balear, a ave marinha mais ameaçada da Europa, passa o verão ao largo de toda a costa portuguesa, regressando às ilhas Baleares no outono para se reproduzir.

Neste Dia do Albatroz há palestras online, vídeos e até concursos: um concurso internacional de bolos, e uma votação no Twitter para o casal de albatrozes com a melhor dança nupcial. Mais informação pode ser obtidas aqui.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados