Assinar
Região à Mesa

Pizzaria Luzzo: A marca gourmet chega a Leiria

Depois de inaugurar 18 unidades em diferentes cidades de Portugal, a rede decidiu abrir portas em Leiria e em ambiente de requinte: o edifício Moagem Heritage.

PIzzaria Luzzo inaugura unidade em Leiria

O nome entrega parte do conceito: a origem é lusitana, mas o sotaque, tal como a essência do negócio, é importado do País da Bota. Depois de inaugurar 18 unidades em diferentes cidades de Portugal, foi a vez da rede de pizzarias Luzzo abrir as portas de Leiria. E para a primeira estreia do ano, escolheu nada menos do que um sítio icónico: é no reabilitado edifício Moagem Heritage que, desde o passado dia 18, funciona, com metade de sua capacidade, a proposta de pizza ao estilo romano, com recheio gourmet, e ambiente arrojado.

Num momento em que a cidade anda fértil para os negócios voltados para pizza – é a terceira inauguração no período de três meses –, a marca chega para a disputa com um viés moderno e cosmopolita, a começar pela decoração, assinada por Rita Glória, participante do programa televisivo “Querido, mudei a casa!”. Pensada para 112 lugares, nesta fase inicial e de desconfinamento da pandemia, a casa aposta, sobretudo, na esplanada exterior, isolada em vidro, e no pátio interior, à céu aberto.

O pátio interior é uma das apostas da marca para receber a clientela durante a pandemia

A identidade visual, tal como a ementa, é a mesma em todas as lojas e segue fiel à conceção do primeiro negócio. “Eu percebi que não havia uma cadeia de pizzas gourmet, de excelência, premium”, conta João Cerejeira, sobre o estímulo para criação da Luzzo, ainda nos idos de 2014. Foram seis meses de testes até desenvolver a receita-base da pizza, que bebe na raiz romana, de massa fina e crocante, e é hoje produzida numa fábrica única, com distribuição para todo o país.

“Eu sou um cidadão do mundo”, explica ainda o fundador, como quem justifica a pouca fidelidade aos ingredientes de uma só origem. De Itália, por exemplo, vem a mozzarella, o molho de tomate e o salame ventricina – um enchido curado e picante, comum na região de Abruzzo –, que recheia tanto o rolinho em massa de pizza para entrada, como uma das criações principais, batizada de Siffredi. Mas as referências portuguesas também estão lá: há pizza de alheira salteada com ovo escalfado, enquanto os afamados peixinhos da horta ganham uma versão de autor, para petiscar, com espargos envolvidos em presunto e polme.

Massa fina, crocante e ingredientes gourmet compõem a fórmula da Luzzo

Já um hábito na abertura de cada nova loja, a unidade de Leiria ganhou um sabor de pizza exclusiva – o único diferente das outras unidades –, com toque dos proprietários locais. Naturais do México, Gerardo e Julieta Gomez quiseram trazer um pouco do sabor da sua terra aos leirienses. Tem nome de Azteca e leva, com assinatura do chef da rede Francisco Fevereiro, bacon, pimento verde e cebola roxa laminada.

Para já, as expectativas são altas e acompanham o bom movimento dos primeiros dias. “Leiria tem um potencial enorme”, atesta Ramiro Saraiva, diretor geral da marca, que assume ter considerado outras cidades próximas para dar continuidade à expansão do negócio. “É cosmopolita e tem público de janeiro a dezembro”.

Na fase inicial, a unidade de Leiria funciona com metade da capacidade total da loja

Pizzaria Luzzo

244 023 949
Edifício Moagem Heritage,
Largo Comendador Armando
Lopes, nº 18, loja 2
Funcionamento Todos os dias, das 12h às 15h e das 19h às 22h30. Aos sábados, domingos e feriados até às 16h, no almoço, e às sextas, sábados e vésperas de feriados, das 19h30 às 23 horas, no jantar
Preço médio 20 euros

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados