Assinar
Ambiente

Alunos de design do ISDOM premiados por reinventarem contentores

Iniciativa realizou-se no âmbito do projeto “Reciclagem e design juntos pelo ambiente”.

Os alunos de Design do ISDOM – Instituto Superior Dom Dinis, da Marinha Grande, levaram a cabo uma intervenção artística em contentores de grandes dimensões da Valorlis. O resultado obtido valeu-lhes um prémio que a empresa entregou aos alunos no final da semana passada.

Tudo se passou no âmbito do projeto “Reciclagem e design juntos pelo ambiente”, iniciado no ano letivo anterior, explica a empresa.

A parceria entre a Varlorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, e o instituto superior instalado na cidade vidreira, “consistiu em fazer uma intervenção artística nos contentores de grandes dimensões utilizados nos EcoEventos” da Valorlis.

Nessas iniciativas, a sustentabilidade ambiental e a reciclagem, eram questões centrais da mensagem que a empresa pretendia transmitir. 

Os contentores que foram alvo da criatividade dos estudantes, “estiveram expostos no ISDOM permitindo aos alunos observar ao vivo o resultado do seu trabalho, desde a conceção gráfica à aplicação nos contentores”. Agora, estes mesmos contentores serão utilizados nos “EcoEventos promovidos nos seis concelhos da área de intervenção da Valorlis”.

Mas há mais ideias, e depois da entrega de prémios, que ocorreu dia 24, os alunos apresentaram as propostas desenvolvidas no âmbito de outros projetos, nomeadamente o projeto “Reciclar + Vidro” e a campanha “Reduzir o plástico descartável”, explica a Valorlis.

A parceria estabelecida entre a Valorlis e o ISDOM “permitiu promover o trabalho criativo dos alunos e dar-lhes a oportunidade de intervir em contextos reais”, explica Cristina Simões, diretora do ISDOM, citada em nota de imprensa da empresa.

Já Marta Loia Guerreiro, administradora delegada da Valorlis, refere que “é cada vez mais pertinente envolver os alunos das universidades na realidade das empresas e estabelecer sinergias no desenvolvimento de projetos que contribuam para a preservação do meio ambiente”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados