Os alunos Beatriz Silva, Maria Água e Junjie Cheng e a professora Carla Crisóstomo, da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, concelho de Alcobaça, conquistaram o 1º lugar na 16ª semifinal das Olimpíadas de Química Júnior.

A equipa “Bejuma” fica, assim, apurada para disputar a final nacional, cuja realização ainda está a ser planeada.

Beatriz Silva, Maria Água e Junjie Cheng e a professora Carla Crisóstomo, da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, venceram a prova.

O 2º lugar das Olímpiadas foi ganho pela equipa “AEB”, composta pelos alunos Ana Isabel Silva, Eduarda Gonçalves Silva e Beatriz Soares Marques e pelo professor Pedro Oliveira, do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, de Leiria, que também fica apurado para a final.

Além das duas escolas do distrito de leiria, foi também premiado, com medalha de bronze o Instituto Vaz Serra, de Cernache do Bonjardim

A semifinal, que decorreu na passada sexta-feira, foi realizada via ZOOM a partir do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, tendo reunido cerca de 25 alunos, de nove escolas básicas e secundárias da região Centro.

Apesar das limitações causadas pela pandemia, a “competição gerou, uma vez mais, um grande entusiasmo junto de alunos e professores do ensino básico”, revela a Universidade de Coimbra em comunicado. A organização espera que a final se possa realizar presencialmente em outubro em Coimbra.