Assinar
Região à Mesa

Cloud Doughnuts: O hit americano em Fátima

Aberta desde o início de junho, a nova loja especializada em donuts artesanais apresenta uma montra recheada de sabores tradicionais, inventivos e até focado em intolerância alimentar.

Engana-se quem pensa que a clássica rosquinha de massa frita, recheada com os mais diferentes doces e envolto em guloseimas, tem origem norte-americana. Os donuts ganharam fama nos Estados Unidos da América, é um facto reconhecido, mas foi na Europa que nasceu a primeira versão do bolo que ganhou o mundo. É para contar parte dessa conexão entre o Novo e o Velho Continente que abriu a 1 de junho, em Fátima, a primeira do que promete ser uma série de lojas Cloud Doughnuts pelo país.

Ambiente da Cloud Doughnuts, em Fátima
No ambiente colorido da Cloud Doughnuts é possível sentar até nove pessoas

A história da receita, desde a conceção pelos romanos até chegar a interpretações como a malassada (semelhante a filhós) – levada pelos emigrantes da Madeira para o Havai –, está contada na parede azul-piscina do novo espaço, que funciona como cozinha de produção e operação de venda essencialmente para take away. “É mesmo como uma clássica donut shop nos Estados Unidos. Não é uma cafetaria”, explica, de antemão, a americana Diana Reis que, ao lado do sócio Filipe, lançou a marca.

O conceito, conta, é bem definido e tem foco na produção artesanal do típico donut americano, desenvolvido a partir da receita original com algumas poucas adaptações. Ficam descartadas, então, massas do tipo brioche, ou receitas de pacote. “Todos os recheios são feitos cá, de raiz, todos os dias”, completa a sócia-proprietária que responde, ao lado do chef pasteleiro Flávio Mesquita, pela confeção dos já criados 30 sabores, alternados diariamente na montra.

Donut de Pastel de Natal
Carro-chefe: o sabor de pastel de nata é um dos mais procurados na loja

Sem esquecer onde estão localizados e o potencial público-alvo, todos os nomes de criações seguem o idioma inglês, sendo algumas claras homenagens a figuras religiosas. É o caso do Mary (recheio de cheesecake e cobertura de chocolate branco com coco) e dos Franky (chocolate Kit Kat), Jacy (chocolate branco e pedaços de Kinder) e Lucy (marshmallow, bolacha e chocolate), em referência aos três pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia. Mas a versão campeã de pedidos, até então, tem sotaque português: Donata é a combinação que leva recheio de pastel de nata e tem feito sucesso entre a clientela que costuma movimentar o negócio a partir das 15 horas.

Entre confeções com ou sem recheio e diferentes toppings, há ainda versões que combinam o donut com croissant, resultando no popular cronut, ali batizado de Saintnut. Para os diabéticos há o assado Keto Donut, feito com farinha de amêndoa e sem açúcar. Já os veganos ganham uma opção sem leite, com cobertura de chocolate negro e amêndoa tostada. Mas as invenções não devem parar por aí. “Vamos ter mais”, prometem os responsáveis, já vocacionados para o modelo de franchising.

A combinar massa de donut com croissant, o Saintnut é uma das criações disponíveis na montra
A combinar massa de donut com croissant, o Saintnut pode receber diferentes coberturas e recheios

Em alternativa à estrela principal, três outros produtos compõem a oferta da casa: pão d’agua, café e o crocante por fora e húmido por dentro brownie com flor de sal.

Cloud Doughnuts

Rua São Paulo, nº 20, Fátima
Funcionamento De terça a sábado das 8h30 às 19h. Aos domingos das 9h às 18h
Preço Entre 0,80 e 1,90€

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados