O Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta, uma aldeia serrana do concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, vai acontecer ‘online’, com atuações transmitidas pela internet no último sábado de setembro.

Em 2019, o encontro levou mais de 500 tocadores e atraiu milhares de visitantes à pequena aldeia da Serra de Aire, onde vivem 38 pessoas. Impedida pela pandemia de realizar presencialmente a 19.ª edição, a organização anunciou hoje que a festa acontecerá ‘online’, através das redes sociais.

“Esta iniciativa promete ligar centenas de tocadores e respetivos grupos através dos seus lugares à pequena aldeia na Serra de Aire, com toda a segurança, evitando as habituais multidões que ali se deslocam”, divulga, em comunicado, o Centro Cultural da Barrenta – Grupo Concertinas da Barrenta.

Para a organização, esta é uma forma das concertinas nacionais se mostrarem “ao mundo”, permitindo a divulgação do trabalho dos grupos dedicados a este instrumento tradicional que, “em tempos de pandemia, não têm tido oportunidade de mostrar o seu empenho e dedicação”.

Segundo o Centro Cultural da Barrenta, esta será uma “forma especial” de assinalar o dia em que se realizaria a 19.ª edição do Encontro de Tocadores de Concertina, com um encontro agendado para 26 de setembro, às 17:00.

Em equação está ainda a realização de pequenas atuações ao vivo, nas aldeias vizinhas, “mas sem pôr em causa a segurança que as circunstâncias exigem”, sublinha a organização, antecipando que a edição de 2020 será “inovadora” e ficará “na história como uma iniciativa nunca antes feita”.

Nota: Notícia atualizada e retificada às 11h53, com correção da data do evento, agendado para 26 de setembro e não 29 de setembro, como erradamente se referia inicialmente.