Assinar
Bombarral

GNR apura necessidades de 54 idosos do concelho do Bombarral

Objetivo: “promover o contacto de proximidade e a avaliação das necessidades da população“

A GNR e o município do Bombarral realizaram durante o mês de julho visitas a 54 idosos registados no censos sénior do concelho, com o objetivo de “promover o contacto de proximidade e a avaliação das necessidades da população “.

Em resultado destas visitas conjuntas “ficaram sinalizados 11 idosos para futuro acompanhamento” a nível psicológico.

Num balanço da iniciativa, através de um comunicado divulgado quinta-feira, dia 30, a GNR “destaca as avaliações do estado mental das pessoas, no momento, e a possibilidade de intervenção psicológica no local e/ou posterior encaminhamento para consulta de psicologia”.

“Face à situação de pandemia de Covid-19, poderá ser necessário a normalização de reações ou emoções mais negativas pelas quais as pessoas estejam a passar, mas que não tenham forma (por vezes até motivação) de contactar a linha de apoio psicológico disponibilizada pelo município”, adianta.

Por outro lado, “esta foi também uma oportunidade de detetar possíveis situações de violência doméstica, negligência e maus-tratos que poderão estar a ocorrer de forma dissimulada”.

“Além do habitual acompanhamento preventivo realizado pelos militares, estas ações conjuntas visaram promover o contacto de proximidade e a avaliação das necessidades da população sénior que, por vários motivos, poderá não conseguir chegar ao contacto com os técnicos da câmara municipal”, explica o comunicado.

Os idosos receberam uma listagem, elaborada pelo município e juntas de freguesia do concelho, que trabalharam no sentido de reunir os contactos de empresas (talhos, mercearias, peixarias, farmácias), que disponibilizam serviço de entregas ao domicílio.

Estas visitas desenvolvidas pelo Comando Territorial de Leiria da GNR, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, conta com a parceria do município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados