Assinar
Marinha Grande

Banhos novamente desaconselhados na Praia da Vieira devido a reaparecimento de Medusa Velella

A bandeira vermelha foi hoje novamente hasteada depois de um banhista ter tomado contacto com uma Medusa Velellla

Estão novamente desaconselhados os banhos na Praia da Vieira, informa a Autoridade Marítima Nacional em comunicado enviado esta tarde aos órgãos de informação.

A restrição tinha sido levantada ontem, sexta-feira, na sequência de uma reavaliação que não detetou a presença de Medusa Velella na praia.

No entanto, hoje, um banhista teve contacto com aquele organismo e foi novamente hasteada a bandeira vermelha.

Esta é a segunda vez esta semana que a restrição a banhos é imposta naquela praia do concelho da Marinha Grande. Entre terça e sexta-feira os banhistas foram aconselhados a não ir à água depois de terem sido encontrados vários espécimes.

Parente próximo das medusas e caravelas, a Vellela “não é tão agreste como a Caravela Portuguesa, mas pode criar alguma sensibilidade na pele”, explicou na ocasião Paulo Gomes Agostinho, comandante da Capitania do Porto da Nazaré.

“Estes organismos podem formar agregados densos, cobrindo a superfície da água, e vastas áreas de areal quando dão à costa. Os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes, sendo aconselhável evitar o contacto direto. Se for picado, aplique bandas de gelo e se possível bicarbonato de sódio”, pode ler-se na página do IPMA.

Na próxima segunda-feira, 10 de agosto, será feita nova avaliação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados