Uma centena de colaboradores do Hospital de Santo André (HSA) homenageou na sexta-feira, dia 31 de julho, o médico Bilhota Xavier, no seu último dia como diretor do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), após 31 anos de dedicação à comunidade leiriense.

“Aquilo que aconteceu aqui hoje foi o melhor prémio que recebi”, declarou Bilhota Xavier, que aos 67 anos cessa funções por motivos de aposentação.

A homenagem foi partilhada com o colaborador da unidade, Joaquim Barroca, que também se aposentou e contou com um momento musical protagonizado pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, que, em conjunto, com os profissionais do HSA cantou o tema Yellow Submarine, dos Beatles.

“Foram muitos anos de trabalho e eu já não me sinto um profissional de pediatria, mas sim um profissional de todo o CHL”, partilhou o diretor cessante do Serviço de Pediatria do CHL, que liderou durante 25 anos, agradecendo “esta grande surpresa”.

Nas suas breves palavras, Bilhota Xavier pediu ainda aos colegas que “continuem a lutar para que o CHL possa ser melhor, possa ter mais qualidade e mais humanismo. É essa a melhor prenda que me podem dar”.

“O Dr. Bilhota Xavier e o Sr. Joaquim Barroca são dois ativos muito importantes, que hoje saem e deixam o CHL mais pobre”, declarou, por sua vez, Licínio de Carvalho, presidente do conselho de administração do CHL.

“O Dr. Bilhota Xavier sempre mostrou grande dedicação e resiliência. Desenvolveu um excelente trabalho como presidente da comissão da qualidade, conduzindo o processo de acreditação pela JCI, que muito nos orgulha. Devemos-lhe muito. Portanto, é mais que merecida esta homenagem”, considera o presidente do conselho de administração do CHL.

Bilhota Xavier continuará a exercer funções como pediatra, no serviço privado, e mantém funções como presidente da Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança do Doente, um organismo da Sociedade Portuguesa de Pediatria.

Antes de ingressar no hospital de Leiria, Bilhota Xavier colaborou durante 10 anos no Hospital Pediátrico de Coimbra. Desempenhou cargos de relevo ao longo da sua carreira, entre os quais o de presidente da Comissão da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, entre 2009 e 2014, por nomeação da antiga ministra da Saúde, Ana Jorge.