Assinar
Cantinho dos Bichos

Leiria celebra Dia Mundial do Gato com oferta de escultura à cidade

O gato colocado no telhado do Centro Cívico de Leiria é “já um ícone da cidade” procurado por quem a visita.

Quem passa pelo Centro Cívico de Leiria não fica indiferente à escultura que marca a paisagem deste ponto da rua Direita. Um gato preto, colocado na cobertura do edifício, recorda a icónica imagem dos passeios destes felinos pelos telhados da cidade.

Intitulado “Olhar e não ver”, o trabalho de Ricardo Romero criado no âmbito do Arte Pública Leiria 2019, será a estrela de um momento que assinala o Dia Mundial do Gato, 8 de agosto.

Amanhã, 7 de agosto, pelas 21 horas, a Câmara de Leiria vai oferecer o gato à cidade, depois de ter adquirido a peça de arte urbana.

A cerimónia terá lugar no pátio do Centro Cívico, onde estarão presentes o criador da escultura, Ricardo Romero, e o autor do Texto “Olhar e não ver”, Paulo Kellerman.

O momento contará com a leitura do texto, pelo ator Tobias Monteiro, e a exibição de uma criação de luz e imagem sobre o gato, do artista gráfico Frederico Montes.

Numa nota enviada às redações, o município de Leiria considera que a escultura é “já um ícone da cidade”, procurado por quem a visita.

“O gato é também ícone da Cidade Criativa, e a partir de agora, a sua presença será também notada em noites especiais, “vestido” de luz, de imagens e de efeitos multimédia criados por artistas convidados”, avança.

O município deixa assim a promessa de que a peça de arte urbana estará “ainda mais presente em noites especiais e comemorativas”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados