Lançado no final de julho, um abaixo-assinado exige a “requalificação urgente” do IC8, a via que faz a ligação entre a A17, em Pombal e Vila Velha de Ródão, já perto da fronteira com Espanha. A primeira subscritora da petição, a vereadora do PSD na autarquia de Ansião, Célia Freire, explica ao REGIÃO DE LEIRIA que a prioridade deve ser um troço de 20 quilómetros entre Pombal e Avelar, em Ansião, “que nunca foi reabilitado, nem tem condições para ser considerado um itinerário complementar”.

O texto da petição reconhece que já teve início o processo de requalificação desta ligação entre o litoral e a raia, mas sublinha que “ainda não está terminada”. “Se não se fizer nada vamos continuar a ser esquecidos”, diz a vereadora da oposição em Ansião. No esforço para levar a discussão à Assembleia da República, Célia Freire defende que deve haver o envolvimento dos concelhos vizinhos.

Este troço entre Pombal e Ansião tem “bastantes cruzamentos de nível que têm provocado um significativo aumento da sinistralidade rodoviária e atropelamentos frequentes, inclusivamente com várias vítimas mortais”, lê-se no texto da petição que conta já com mais de 600 subscritores.

Os peticionários, que assinam como Movimento de Cidadãos em Defesa da Requalificação do IC8, lamentam que a intervenção neste troço – “o único que falta para completar a requalificação deste itinerário tão crucial para o desenvolvimento estratégico e integrado do nosso país” – tenha sido “retirada da Concessão do Pinhal Interior Norte” e não esteja “incluída em nenhum documento estratégico da Infraestruturas de Portugal”.

O texto do movimento entende ainda que o investimento no IC8, uma via importante também do ponto de vista empresarial, é “decisivo” para a “promoção da coesão territorial” e para o “combate” ao despovoamento dos concelhos do interior destas regiões.

Quatro mil assinaturas ainda é o número necessário para que uma petição seja discutida em plenário, no Parlamento. No entanto, os deputados aprovaram recentemente uma alteração a esta lei, que passa a fasquia para 10 mil.