A Comissão Municipal de Proteção Civil de Pombal manifestou, na última semana, “preocupação face ao crescente número de casos positivos verificados” no concelho e os últimos dados divulgados mostram que as autoridades têm motivos para tal.

Pombal acorda hoje, terça-feira, com mais sete casos positivos de infeção por Covid-19, passando a ser o segundo concelho da região com mais casos ativos (30), a seguir a Leiria (57).

Segundo informação prestada pela Autoridade de Saúde Pública, “os novos casos de contaminação devem-se, essencialmente, ao regresso pós-férias bem como a uma maior mobilidade e contactos entre cidadãos”. Em comunicado, explicam que se tratam de “focos de transmissão que são sinalizados, levando à realização de testes de diagnóstico, sendo este um instrumento essencial para evitar a propagação de casos”.

Aos casos de Pombal, juntam-se mais quatro, três em Leiria e um na Batalha. Há 160 pessoas com a infeção ativa na região (distrito de Leiria e concelho de Ourém).

Nas últimas 24 horas, há registo de apenas uma recuperação, no concelho de Leiria, elevando para 1.004 o total de recuperações verificadas na região.

Inalterado permanece o número de óbitos: 43.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, CimOeste Cim Médio Tejo e municípios

Portugal regista mais quatro óbitos

Portugal regista hoje mais quatro óbitos por covid-19, em relação a segunda-feira, e mais 425 casos de infeção confirmados, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgados há minutos.

De acordo com o boletim epidemiológico diário, o total de óbitos por covid-19 desde o início da pandemia é agora de 1.875 e o total de casos confirmados é de 65.021 infetados.

O número de doentes dados como recuperados também registou um aumento, havendo hoje mais 177 pessoas recuperadas, registando-se agora um total de 44.362 casos nessa situação.

A DGS regista ainda mais um internamento nas últimas 24 horas, passando para 478 o total de pessoas internadas, enquanto o número de doentes em unidades de cuidados intensivos é neste momento de 59 (menos dois).

Os cinco óbitos registados ocorreram nas regiões Norte (dois), Lisboa e Vale do Tejo (um) e Algarve (um).

Lisboa e Vale do Tejo permanece como a região onde se regista o maior número de novos casos com 227 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, seguida da região Norte com 117 novos casos.