Assinar


Pedrógão Grande

Presidente da câmara de Pedrógão Grande em silêncio sobre processo de reconstrução das casas

“Invoco o direito ao silêncio”, disse Valdemar Alves aos deputados

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande remeteu-se hoje ao silêncio na Assembleia da República sobre a reconstrução das habitações danificadas ou destruídas pelos incêndios de junho de 2017, por ser arguido nesse processo.

“Recordando o princípio da presunção de inocência consagrado entre nós, assim como os factos que me são imputados no processo 2160/18 pendente no Tribunal Judicial de Leiria, invoco o direito ao silêncio”, disse Valdemar Alves aos deputados.

O autarca falava durante a sua audição na comissão eventual de inquérito à atuação do Estado na atribuição de apoios na sequência dos incêndios de 2017 na zona do Pinhal Interior.

No entanto, já a meio da audição, o autarca deixou escapar que se tenta responsabilizar “aqueles que menos culpas têm e que mais trabalharam”, como foi o seu “caso e do ex-vereador Bruno Gomes”.

Todavia, foi logo interrompido pelo seu advogado Bolota Belchior, que o acompanhou.

Já sobre outras matérias, e quando questionado sobre os apoios às “pessoas mais necessitadas”, Valdemar Alves disse ainda que o processo foi justo e transparente e que, uma situação como aquela, “de apocalipse”, é muito difícil de gerir.

Nas respostas aos deputados, Valdemar Alves reforçou que não tem conhecimento da atribuição indevida de apoios públicos a empresas, equipamentos e a potencial produtivo.

“Penso que tudo tem corrido dentro da normalidade e daquilo que a lei exige”, referiu o presidente da Câmara de Pedrógão Grande que, à data da tragédia, liderava o município pelo PSD e nas eleições seguintes foi eleito pelo PS.

Segundo o autarca, os apoios à atividade empresarial do concelho totalizaram 20 milhões de euros, distribuídos por 27 empresas, a maioria ligadas à exploração florestal, que abrangiam 126 trabalhadores.

Na comissão parlamentar, o presidente do município lamentou que estejam por cumprir as promessas de desenvolvimento económico do concelho, como por exemplo quando foi anunciado que “iriam desafiar os grandes empresários para investirem e fundos internacionais para investir”.

“É muito difícil dizer quem é que falhou, mas não tenho dúvidas nenhuma que foram alguns membros do Governo. Não posso dizer que foi o ministro a, b ou c, até porque foram lá todos [a Pedrógão Grande]”.

Valdemar Alves, presidente da Câmara de Pedrógão Grande

Aos deputados, Valdemar Alves lamentou ainda que o território constituído por Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, os mais afetados pelos incêndios de junho de 2017, não tenham sido objeto de um projeto-piloto de ordenamento da floresta, conforme tinha defendido.

“Isso não foi ouvido e penso que, em nenhuma parte do país, está a ser feito esse projeto-piloto para que a floresta seja defendida”, declarou o autarca, salientando que, ao mesmo tempo, se estaria a defender as aldeias em caso de incêndio.

Como aspetos positivos, Valdemar Alves destacou o apoio à reconstrução das habitações, “que foi muito importante”, e depois a limpeza das ribeiras e das linhas de água, que “estavam muito desprezadas”.

À entrada para a comissão parlamentar, o presidente da Câmara de Pedrógão Grande escusou-se a prestar quaisquer declarações sobre a abertura de um inquérito criminal contra si pelo Ministério Público, sobre as responsabilidades no grande incêndio de 2017.

O incêndio, que deflagrou em 17 de junho de 2017, em Escalos Fundeiros, no concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, e que alastrou depois a concelhos vizinhos, provocou 66 mortos e 253 feridos, sete deles com gravidade, tendo destruído cerca de 500 casas, 261 das quais habitações permanentes, e 50 empresas.

O início do julgamento do processo sobre a reconstrução das casas de Pedrógão Grande que arderam no incêndio de 2017 foi adiado para dia 26 de outubro após pedido de prorrogação de prazo por parte da defesa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados