Entre quase uma centena de nomeados aos Prémios Sophia 2020, encontram-se a artista musical Surma e os realizadores Bruno Carnide e António-Pedro Vasconcelos.

Surma (Débora Umbelino) está nomeada para melhor canção original com a música “Quiescent” que compôs para o filme “Snu”. Na mesma categoria, concorrem José Mário Branco, com o tema “Prière pour la paix”, Sérgio Praia e Balla, com “Quero dar nas vistas”, e Vado Más Ki Ás, com a música “Vai”.

Já Bruno Carnide é candidato à categoria “Melhor Curta-Metragem de Animação” com “Equinox”, filme em japonês que já recebeu várias distinções dentro e fora do país. Disputa o pódio com curtas de Pedro Brito, Joana Rosa Bragança e Regina Pessoa.

Na categoria Prémio Sophia Carreira 2020, está António-Pedro Vasconcelos, nomeado a par com os realizadores Alfredo Tropa e Fernando Matos Silva.

Atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema, os Prémios Sophia são uma referência na premiação cinematográfica portuguesa e distinguem, anualmente, várias personalidades em diversas categorias de cinema, desde o melhor filme ao melhor guarda-roupa.

Os vencedores serão conhecidos na próxima quinta-feira, dia 17 de setembro, numa cerimónia marcada para o Casino do Estoril.