Assinar
Sociedade

Base de Monte Real tem novo comandante

Coronel João Vicente sucede a João Gonçalves no comando da BA5. Conta com cerca de três mil horas de voo no seu percurso.

Já realizou cerca de três mil horas de voo e tem na sua folha de serviços várias condecorações e louvores.

João Vicente é natural de Lisboa e reside em Torres Vedras.

Desde a passada sexta-feira, dia 9, o Coronel Piloto Aviador João Vicente é o novo comandante da Base Aérea Nº 5, em Monte Real.

João Vicente substitui no cargo o Coronel Piloto Aviador João Gonçalves que, no mesmo dia, recebeu a medalha de prata de Serviços Distintos.

A Força Aérea Portuguesa explica, em comunicado, que a rendição de comando decorreu numa cerimónia militar restrita, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, o General Joaquim Borrego.

João Vicente ingressou na Força Aérea em 1989, no curso de Ciências Militares e Aeronáuticas, na especialidade de Piloto Aviador, na Academia da Força Aérea.

Realizou várias formações nos Estados Unidos e em Bruxelas. Integrou a Esquadra 103 – Caracóis, onde foi comandante de esquadra, e também na Esquadra 301 – Jaguares, na Base Aérea N.º 11, em Beja, como piloto de Alpha-Jet.

Frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, em Sintra, e o Curso de Estado-Maior, Air Command and Staff College, na Air University, EUA. Docente no Instituto de Estudos Superiores Militares, na Área de Ensino Específico da Força Aérea, exerceu funções na Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Força Aérea e no Estado-Maior Militar Internacional do Quartel General da NATO em Bruxelas.

Desempenhava até agora funções de chefe do Centro de Operações Aéreas do Comando Aéreo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados