Usar canábis para temperar uma salada, tomar banho, lavar a cabeça, ou mesmo o animal de estimação ou beber um chá.

Estas são algumas das possibilidades que Luís Carajoinas propõe na Cannabis Pharma, loja de produtos à base de canábis que se prepara para abrir, no Cristal Atrium, na Marinha Grande, mas que já está a aceitar encomendas online.

Chá de canábis é uma das sugestões de Luís Carajoinas

“A ideia é desmistificar o preconceito de que se vai curtir e fumar uma ‘ganza’, que é algo que não funciona neste caso”, explica o empresário e gerente do espaço.

Os produtos à venda, baseiam-se nos efeitos do Canabidiol (CBD) possui diversas possibilidades terapêuticas e não no Tetrahidrocanabinol (THC), responsável pelos efeitos psicoativos e neurotóxicos. Os produtos não produzem “qualquer efeito psicótico no cliente, é apenas o relaxamento”, reforça.

O responsável do espaço defende os benefícios que atribui ao CBD: “ajuda quem sofre de ansiedade que é algo frequente” e ainda a “aliviar dores crónicas”, explica.

Luís Carajoinas assegura que vive de perto as vantagens do produto, uma vez que um seu familiar toma CBD para fazer face aos efeitos de uma doença de que padece: “e vejo a diferença na qualidade de vida dela”.

De venda livre, nenhum dos produtos é considerado um fármaco nem obriga a receita médica. Ainda assim, a loja conta com uma técnica especializada para prestar aconselhamento.

Óleos, velas perfumadas, chás, sais de banho, cosméticos, são alguns dos produtos disponíveis e para os quais há muita procura. Entre as opções mais invulgares, o empresário destaca um creme com ácido hialurónico, usado com efeitos estéticos e que “sai mais barato que levar injeções”.