Assinar
Alvaiázere

Covid-19: Leiria e Alvaiázere são os concelhos com maior número de casos ativos

São agora 468 os casos ativos na região de Leiria e 2.110 os testes positivos registados desde o início da pandemia.

Imagem microscópica do coronavírus

O balanço da Comissão Distrital de Proteção Civil reflete o que, desde sexta-feira, já se sabia em Alvaiázere: estão confirmados 15 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

Com este registo de novas infeções, o município contabiliza, ao dia de hoje, 53 casos ativos, o segundo maior número verificado entre os concelhos da região, apenas superado por Leiria, com 107.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Célia Marques, presidente da Câmara de Alvaiázere, explica que estes casos decorrem não só das relações familiares dos funcionários do lar da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria que tinham dado positivo, como também de funcionários e utentes que tinham testado negativo e que agora testaram positivo.

Na sexta-feira, em comunicado, a Câmara de Alvaiázere tinha também anunciado um caso de Covid-19 entre as crianças do Jardim de Infância do Centro Escolar de Maçãs de Dona Maria. Célia Marques confirmou que ontem, sábado, se procedeu à desinfeção do espaço e adiantou que a escola vai ficar encerrada até que todas as crianças façam o teste à Covid-19.

Relativamente ao rastreio efetuado a uma turma de 12.º ano, pessoal auxiliar e docentes da Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, de um total de 44 testes efetuados, contam-se 42 negativos, aguardando-se pelo resultado de dois testes.

Em termos nacionais, Alvaiázere é um dos concelhos com uma média de novos casos de covid-19 acima da média do país. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados na passada sexta-feira, a média nacional de novos casos por 10 mil habitantes situa-se nos 13,5. Alvaiázere regista uma média de 42,4.

A par deste concelho, são os de Leiria e Nazaré que registam o maior número de novos casos, nas últimas horas. O primeiro com nove e o segundo com seis. Hoje, domingo, na sua página de Facebook, a Câmara da Nazaré fez o ponto da situação epidemiológica do concelho: seis novos casos, 30 novos casos ativos e dois óbitos registados desde o início da pandemia.

De ontem para hoje, Batalha, Marinha Grande, Porto de Mós e Alcobaça são os restantes concelhos onde se diagnosticaram novas infeções por coronavírus, cada um com dois novos casos. A região contabiliza agora 2.110 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. A barreira das duas mil infeções foi ultrapassada na passada sexta-feira.

Relativamente ao número de doentes recuperados, registaram-se nove nas últimas 24 horas nos concelhos de Leiria (4), Alcobaça (2), Pombal (2) e Porto de Mós (1).

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, CimOeste, Cim Médio Tejo e municípios
Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza hoje mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim hoje divulgado, Portugal já contabilizou 118.686 casos confirmados e 2.316 óbitos desde o início da pandemia de covid-19.

As autoridades de saúde têm 58.749 pessoas em vigilância, mais 1.725 do que no sábado.

A DGS revela ainda que estão ativos 47.493 casos, mais 1.523.

Nas últimas 24 horas 1.035 doentes recuperaram, totalizando 68.877 desde o início da pandemia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados