Assinar
Leiria

Escola da Maceira celebra 35 anos no “ano mais difícil” da sua história

Em tempo de pandemia, escola assinala aniversário com cerimónia simbólica

Idealizada para acolher apenas alunos do ciclo preparatório (atual 2º ciclo), a escola da Maceira, hoje Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, abriu portas a 8 de novembro de 1985, com quase 400 alunos.

Criado para dar resposta aos alunos residentes na freguesia e aliviar a pressão registada nas escolas da zona urbana da cidade, o estabelecimento acabou por abrir também turmas do 7º ano de escolaridade. Nestes 35 anos, alargou a sua oferta formativa ao ensino secundário e formação de adultos, e conta hoje com cerca de 600 alunos. Já o agrupamento, de que é escola sede, concentra cerca de 1.100.

Professor da escola da Maceira há 32 anos e diretor há 29, Jorge Bajouco confessa que esta não é a festa que estava a ser organizada para assinalar o progresso do estabelecimento.

E embora reconheça que o caminho nem sempre foi fácil, não tem dúvidas de que o último ano foi de longe o mais difícil.

“Já passamos aqui muitas situações, mas este é o momento mais difícil porque estamos cheios de dúvidas. O que temos mais presente é a dúvida”, acrescenta. Um desafio que a escola procura superar todos os dias.

Ainda assim, o aniversário foi assinalado esta segunda-feira, de forma simbólica, com os membros da direção e representantes do conselho geral, da associação de pais, pessoal não docente, alunos e Câmara de Leiria.

A efeméride foi perpetuada com o descerramento de uma fotografia, em tamanho “gigante”, captada em fevereiro do ano passado por Joaquim Dâmaso, fotojornalista do REGIÃO DE LEIRIA, quando a escola se destacou no ranking nacional pelos resultados obtidos. Uma imagem que retrata a capacidade de mobilização e envolvimento de toda a comunidade escolar.

Retrato da comunidade escolar que figura em destaque em dois espaços da escola

Na segunda-feira, decorreu ainda a eleição para o Conselho Geral – órgão representativo da comunidade, sendo duas as listas candidatas. A data não foi escolhida por acaso e, “com todos os cuidados”, visou demonstrar “que a pandemia não pode bloquear a nossa vida”, destacou Jorge Bajouca.

Um sonho com mais de 45 anos

A concretização do projeto da escola da Maceira demorou anos. Já em 1975 se procurava um terreno para a escola. Segundo Jorge Bajouco, “houve muitas dificuldades” e foram avaliadas várias alternativas até ter sido selecionado o local atual, próximo da fábrica CMP – Cimentos Maceira E Pataias. “Uma oportunidade para a escola, porque pudemos crescer e valorizar as nossas atividades”, frisa.

A construção da Escola Preparatória de Maceira-Lis foi iniciada em 1980. Em fase de conclusão, foi transformada em C+S, com capacidade para 12 turmas, e abriu portas com 393 alunos dos 5º, 6º e 7º anos. Em 1999, a Escola Básica dos 2º/3º Ciclos com Secundária de Maceira passa a escola-sede do Agrupamento de Escolas de Maceira.

Em 2007, passa a ser Escola Básica e Secundária de Maceira, e, em 2012, o agrupamento é rebatizado com o nome de Henrique Sommer.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados