Assinar
Cultura

Conservatório Annarella Sanchez estreia “O lago dos cisnes” em Leiria

O Teatro José Lúcio da Silva recebe domingo, 20 de dezembro, uma versão original do mais famoso de todos os bailados. A lotação está esgotada mas é possível acompanhar online.

António Casalinho e Margarita Fernandes serão os protagonistas do bailado. O espetáculo está esgotado, mas é possível acompanhar a transmissão online

A encenação original imaginada por Maina Gielgud para o clássico “O lago dos cisnes” tem estreia marcada para o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, domingo, 20 de dezembro.

A interpretação é dos alunos do Conservatório Internacional de Dança e Ballet Annarella Sanchez, que têm trabalhado afincadamente nas últimas semanas com a coreógrafa inglesa.

Segundo comunicado do Conservatório, Maina Gielgud encantou-se com a capacidade de atitude dos jovens bailarinos que encontrou em Leiria. “Como ela costuma dizer, é raro ver alunos tão motivados como estes, sempre disponíveis para os ensaios, abertos às críticas e desejosos de melhorar”, frisa a nota divulgada pela estrutura que prepara alunos para o percurso profissional.

Este é o terceiro trabalho de Maina Gielgud para o Conservatório Internacional de Dança e Ballet, depois do segundo ato de “La Sylphide” em 2019 e de “Giselle”, em setembro deste ano.

Agora, a proposta é apresentar “O lago dos cisnes” completo, “o mais famoso de todos os bailados”, um desafio de elevado grau de exigência.

“A própria Companhia Nacional de Bailado, no início, apenas dançava o 2º ato”, recorda a informação do Conservatório, acrescentando que o bailado “nunca foi dançado completo por nenhuma escola em Portugal e, provavelmente, nem sequer por escolas estrangeiras”.

A versão preparada para o palco do Teatro José Lúcio da Silva segue a versão original de Petipa e Ivanov, com coreografia adicional de Maina Gielgud, que introduziu algumas alterações: nesta versão, o bailado assume a forma de um sonho, em que o príncipe Siegfried sonha que a rainha-mãe e o chanceler não aprovam o amor que ele sente por Odette e, pelo contrário, querem que se case com Odille, filha do chanceler.

O par de protagonistas será interpretado por Margarita Fernandes e António Casalinho, multipremiados internacionalmente em concursos nos últimos anos.

A lotação do Teatro José Lúcio da Silva já está esgotada para este domingo. O espetáculo começa às 16 horas e será possível assistir através da transmissão online em livestage.ticketline.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados