Assinar
Covid-19

Covid-19: Vacinação de profissionais de saúde de Leiria arranca amanhã

Centro Hospitalar de Leiria revelou esta tarde que inicia a vacinação contra a Covid-19 “dos profissionais de saúde identificados como prioritários” esta terça-feira, dia 29.

Vacina sendo preparada

A vacina contra a Covid-19 começa esta semana a ser administrada a profissionais de saúde de centros hospitalares da região. Em Leiria, a vacinação arranca já esta terça-feira.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) revelou esta tarde que inicia a vacinação contra a Covid-19 “dos profissionais de saúde identificados como prioritários” esta terça-feira, dia 29, prosseguindo no dia seguinte.

A vacinação decorre entre as 10 e as 19 horas, “tendo sido alocadas 530 doses à instituição nesta fase”, aponta o CHL.

Também o Centro Hospitalar do Oeste anunciou que recebeu hoje uma remessa da vacina da Comirnaty (desenvolvida pelos laboratórios da Pfizer-BioNTech) e que avança esta semana com a vacinação.

A primeira remessa da vacina é “destinada à vacinação dos profissionais de saúde do CHOeste que estão diretamente envolvidos na prestação de cuidados aos doentes”, aponta a instituição que não divulgou o número de doses recebidas.

Em Leiria, o CHL adianta que os profissionais de saúde abrangidos nesta fase são notificados por mensagem escrita (SMS).

Em concreto, a vacinação é dirigida aos profissionais dos serviços das urgências geral, pediátrica, ginecológica/obstétrica e ainda aos profissionais da Unidade de Cuidados Agudos Polivalentes, de medicina intensiva, de internamentos dedicados a doentes Covid-19 e a doentes respiratórios, e de patologia clínica, isto é, profissionais envolvidos na colheita e manipulação de amostras respiratórias para o diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2.

A vacina contra a Covid-19 começou ontem a ser administrada em Portugal, tendo sido administrada a quase cinco mil pessoas.

“Números de ontem ao final do dia do sistema Vacinas indicavam que já 4.828 doses tinham sido administradas a profissionais nestes centros hospitalares: centro hospitalar universitário de São João, centro hospitalar universitário do Porto, centro hospitalar universitário de Coimbra, centro hospitalar universitário de Lisboa Central e centro hospitalar universitário Lisboa Norte”, revelou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados