Assinar
Sociedade

GNR de Caldas da Rainha identifica três homens por furto de 50 quilos de pinhas

A ação policial aconteceu no dia 27 de novembro, data em que a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida.

A GNR de Caldas da Rainha identificou três homens, com idades entre os 26 e os 46 anos, por furto de pinhas de pinheiro-manso na localidade de Nadadouro.

Os homens foram detetados pela guarda, durante uma ação de patrulhamento na passada sexta-feira, dia 27 de novembro , “a efetuar a apanha de pinhas da espécie Pinus pinea, fora do período para esse efeito, tendo sido apurado, após diligências policiais, que se tratava de furtos por não terem autorização dos proprietários dos terrenos”, refere a GNR num comunicado.

Da ação resultou na elaboração de três autos de contraordenação por apanha de pinhas fora do período para esse efeito, crime punível com uma coima até 3.500 euros, e na apreensão de 50 quilos de pinhas e duas varas com gancho metálico usadas na apanha das pinhas.

Foto: GNR Leiria

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial das Caldas da Rainha.

Recorde-se que a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro. O pinheiro-manso é uma espécie florestal com um crescente interesse económico, cuja importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas. Durante o período acima referido, esclarece a autoridade policial, ainda que a pinha esteja caída no chão, “a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida”.

Captura ilegal de aves em Peniche

Já em Peniche, a 30 de novembro, segunda-feira, a GNR apreendeu diversos materiais usados na captura ilegal de aves de espécies protegidas em Ferrel.

No decorrer de uma ação de fiscalização, os militares detetaram diversos materiais montados num terreno para a captura ilegal de aves de espécies protegidas, vindo a resgatar dois pintassilgos comuns, Carduelis carduelis, que foram devolvidos ao seu habitat natural.

Foram ainda apreendidas 12 estacas de metal, dois elásticos (colete para aves), uma rede de malha, uma gaiola para transporte de aves em madeira, uma chumbada de 30 gramas, uma estaca em madeira e uma negaça.

Foi levantado auto de notícia por crime de dano contra a natureza.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados