Assinar Edições Digitais


Ambiente

Leiria, Nazaré, Pombal e Ourém entre os municípios da região com Bandeira Verde EcoXXI 2020

Implementado há 15 anos, o programa visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, com indicadores nas áreas ambiental, social e económica

Nove municípios dos 56 distinguidos com o galardão Bandeira Verde EcoXXI 2020 alcançaram um índice igual ou superior a 80% no programa, que contou este ano com mais de 60 participantes. Leiria e Pombal fazem do grupo exemplar, enquanto Nazaré aparece na classificação geral. Já Ourém é um dos 14 novos municípios a integrar a lista, face ao ano anterior.

Segundo foi divulgado esta quarta-feira, 16, durante a apresentação online do “Galardão Bandeira Verde EcoXXI 2020”, os municípios de Pombal, Loures, Torres vedras, Águeda, Leiria, Lousã, Braga, Funchal e Maia atingiram uma pontuação igual ou superior a 80%, num conjunto de 21 indicadores que permitem “aferir o comportamento de cada município no caminho da sustentabilidade”.

Pelo sétimo ano consecutivo, o município de Leiria recebeu o diploma ECOXXI da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e juntou-se aos concelhos a nível nacional que maior pontuação receberam

Este ano, 62 municípios apresentaram candidaturas, mais nove do que em 2019, sendo que 14 participaram pela primeira vez, entre os quais Ourém, Oeiras, Sintra, Beja, Braga e Torres Novas.

Não renovaram as candidaturas os municípios de Lisboa, Guimarães, Santa Cruz da Graciosa, Soure e Tomar.

Dos 62 candidatos, 56 municípios conquistaram a Bandeira Verde EcoXXI por terem atingido um índice igual ou superior a 50%, enquanto seis não conseguiram atingir os objetivos mínimos para serem distinguidos.

“Cinquenta e seis municípios conquistaram a bandeira, o que atesta os bons resultados alcançados e a capacidade para se tornarem mais sustentáveis”, afirmou José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul (ABAE), promotora do programa EcoXXI.

Tal como já tinha acontecido em 2019, o distrito de Lisboa foi o mais participativo, com nove municípios (mais um do que no ano passado), seguido de Coimbra, com oito municípios (também mais um relativamente a 2019), e da Região Autónoma dos Açores, com seis (o mesmo número de 2019).

O programa EcoXXI foi implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa e visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos, de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Em 2020 o EcoXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das alterações climáticas e saúde e bem-estar, sendo ainda considerados temas como a educação para a sustentabilidade, cidadania, participação e governança, ordenamento do território, gestão e conservação da floresta; qualidade do ar, mobilidade sustentável e turismo sustentável, entre outros.

Atualizado às 12h30 com a informação de que Nazaré também faz parte dos municípios vencedores