Assinar
Leiria

Quadra natalícia em Leiria inclui sol, vento e termómetros a descer até aos zero graus

O inverno que estreamos esta semana deverá mostrar-se musculado nos próximos dias

O frio vai marcar a quadra natalícia da região, sendo de esperar os dias mais frios deste outono e inverno. Leiria deverá mesmo registar zero graus de temperatura mínima no dia 27, valor que, ainda assim, não se inscreve como o mais baixo do ano.

Com 2020 a revelar-se invulgarmente longo, é natural que o inverno passado nos pareça longínquo. E embora o frio esteja a instalar-se entre nós, a verdade é que os dias mais frios do ano remontam ao início de 2020. Basta atender que, por exemplo, a 8 de janeiro, na cidade, foram registados -1,5 graus Celsius.

Embora sem o mesmo rigor, o inverno que estreamos esta semana deverá mostrar-se musculado nos próximos dias. As temperaturas devem começar a baixar já esta quarta-feira, dia 23. Em Leiria, para além de alguma precipitação, os termómetros devem oscilar entre os 9 e os 15 graus. Nos dias seguintes, a descida acentua-se, embora as nuvens cedam espaço ao sol.

De acordo com o IPMA, até esta quarta-feira, o estado do tempo no continente é influenciado por “um anticiclone localizado no interior da Península Ibérica e pela presença de uma massa de ar quente e húmido”.

É essa situação que explica a nebulosidade, com ocorrência de chuva fraca ou chuvisco, em particular esta quarta-feira, sendo a precipitação mais intensa e persistente no Minho e Douro Litoral.

Durante esta quarta-feira, dia 23, acrescenta o IPMA, “uma superfície frontal fria irá atravessar as regiões Norte e Centro, passando o regime de precipitação a aguaceiros fracos, com diminuição da temperatura e havendo possibilidade de queda de neve a partir do final da tarde nas terras altas do Norte e na Serra da Estrela, sendo, no entanto, pouco provável devido à diminuição gradual da frequência de precipitação”.

A manhã de dia 24 marca o estabelecimento gradual de um anticiclone a noroeste da Península Ibérica, com influência de uma massa de ar frio e seco. O IPMA antecipa uma “mudança do estado do tempo com diminuição da nebulosidade e sem precipitação prevista”. A temperatura deverá descer, “em especial a mínima, sendo que, de um modo geral, na noite da consoada as mínimas rondarão os 2 a 6°C no litoral Norte e Centro, 8 a 10°C no litoral Sul, -2 a 2°C no interior Norte e Centro e entre 3 a 6°C no interior Sul”.

O vento também marcará presença, acentuando-se no dia de Natal, “o que, associado à descida de temperatura, deverá aumentar o desconforto térmico”. O IPMA prevê ainda a formação de gelo ou geada em alguns locais do interior Norte e Centro.

Em Leiria, o dia de Natal contará com sol e uma temperatura mínima de dois graus e uma máxima de 14. Os dias seguintes serão ainda mais frios, com 1 grau e zero graus esperados para sábado e domingo, respetivamente. As máximas não ultrapassam os 13 graus no sábado e os 12 no dia seguinte. Domingo deverá igualmente coincidir com o regresso da precipitação à região.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados

Exclusivo
In fieri