Assinar


Leiria

UrbSecurity propõe centro comunitário em Leiria

Foram ainda apresentadas ideias para a zona do centro histórico quanto à iluminação com recurso à energia solar

A criação de um centro comunitário na Quinta do Alçada e a abertura da Villa Portela ao público foram as propostas mais votadas para Leiria pelos membros do URBACT Local Group (ULG), no âmbito da rede UrbSecurity.

Na segunda sessão lúdico-colaborativa foram ainda apresentadas ideias para a zona do centro histórico quanto à iluminação com recurso à energia solar, ao desenvolvimento de uma campanha de sensibilização ao nível do ‘marketing’ territorial, à criação de contratos tripartidos para aluguer de espaços e à elaboração de um plano de mobilidade, refere uma nota de imprensa do município de Leiria.

Segundo o comunicado, as entidades convidadas para discussão sobre a Quinta do Alçada “defenderam que a área deverá também de ser dotada de melhor sinalização e de medidas de controlo de velocidade, de uma ligação aos vários jardins da cidade (Jardim da Almuinha Grande e futuro parque verde) e de pequenos espaços públicos para utilização pela população local e redução dos níveis de vandalismo”.

Estas propostas surgiram na sequência da primeira sessão do grupo, na qual foram definidas as prioridades para as duas áreas de intervenção, estando previsto um terceiro encontro lúdico-colaborativo que servirá para testar as teorias agora apresentadas.

A câmara de Leiria recorda que, para a zona do centro histórico, as prioridades mais votadas foram a iluminação artificial, as acessibilidades e sistema de transportes e a conservação do imobiliário, tendo também sido discutidos a necessidade de zonas de lazer seguras, o risco de cheias e a vertente da sensibilização e civismo.

O reforço dos programas sociais, a criação de espaços verdes e de lazer, a sinalização e as acessibilidades e transportes foram as necessidades identificadas como as mais prementes na Quinta do Alçada e Sismaria.

O município de Leiria informa que o principal objetivo da rede UrbSecurity é estudar, criar e desenvolver novas abordagens e estratégias que visem soluções inovadoras ao nível do planeamento urbano, que possam prevenir o crime, melhorar a perceção de segurança urbana e alterar comportamentos, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em meio citadino.

No âmbito do programa europeu URBACT, o UrbSecurity junta Leiria, parceiro líder, a outras oito cidades e regiões europeias: Longford (Irlanda), Madrid (Espanha), Mechelen (Bélgica), Michalovce (Eslováquia), Parma (Itália), Pella (Grécia), Associação de Municípios Szabolcs 05 (Hungria) ea região da Romagna Faentina (Itália)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados