Assinar
Covid-19

Covid-19: Município da Batalha pede vacinas para “uma das maiores estruturas de acolhimento de idosos do distrito”

Lar do Reguengo do Fetal serve mais de centena e meia de utentes e tem 75 funcionários. A autarquia entregou à instituição 200 testes rápidos.

A Câmara Municipal da Batalha enviou um pedido às autoridades de saúde, alertando para a “premência” de vacinar contra a Covid-19 os 82 utentes e 75 profissionais do Lar do Reguengo do Fetal, “uma das maiores estruturas de acolhimento de idosos no distrito de Leiria”.

A informação foi divulgada hoje, quarta-feira, 6 de janeiro, um dia depois do município ter entregue naquela instituição o segundo lote de testes rápidos à Covid-19, no total de 200.

De acordo com uma nota divulgada, o pedido feito frisa a importância da vacinação naquele lar (que serve outros tantos utentes em refime de apoio domiciliário) também devido à situação geográfica da Batalha, que está numa região “com forte sensibilidade a surtos, como os que têm sido registados nos municípios vizinhos de Ourém, Porto de Mós e Leiria”.

No ofício enviado, a Câmara da Batalha recorda o que foi “definido pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, no tocante à informação dos critérios de prioridade para a vacinação”, relativamente aos critérios, como o “de lares que estejam localizados em concelhos de alta incidência” e “o tamanho e a densidade populacional do lar – que poderá ter implicações maiores se tiver um surto”, sublinha o presidente da autarquia, Paulo Batista Santos, no texto que assina.

A entrega de testes rápidos à Covid-19 assume “enorme importância”, uma vez que os mesmos são “cruciais para fazer a identificação de doentes eventualmente infetados por SARS-CoV-2”.

Para Paulo Batista Santos, “neste momento, a prevenção da população mais suscetível é uma prioridade, como deve ser o plano de vacinação contra a Covid-19, pelo que iremos pugnar para que chegue o mais rapidamente possível ao município da Batalha”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados