Assinar
Leiria

Faleceu o professor que atravessou gerações em Leiria e ajudou a fundar um jornal

Arnaldo Ferreira da Cunha, antigo professor do ensino primário em Leiria, faleceu esta madrugada aos 89 anos de idade.

Arnaldo Ferreira da Cunha, antigo professor da Escola do Ensino Primário de Marrazes, Leiria, faleceu esta madrugada aos 89 anos de idade.

Para além de docente, e ensinado várias gerações em Leiria e Pombal, esteve ligado a diversas facetas do movimento associativo e até ao surgimento de um jornal. Estava hospitalizado e faleceu esta madrugada.

Natural de Calhabé, Coimbra, Arnaldo Ferreira da Cunha foi militar miliciano no Regime de Infantaria das Caldas da Rainha. Exerceu funções docentes em Almagreira (Pombal), Caldelas e Marrazes (em Leiria).

Nos Marrazes, onde chegou em 1959 e onde viveu durante vários anos, lecionou a várias gerações até 1992, ano em que se aposentou.

A sua atividade abrangeu igualmente o ensino a adultos em Marrazes e ainda a Telescola de Colmeias.

Na freguesia de Marrazes teve ainda atividade como Juiz de Paz, membro de mesas eleitoriais nas eleições de 1969, sócio da Filarmónica de Santiago dos Marrazes, e do Sport Clube Leiria e Marrazes. Foi responsável nos anos 60 pela mobilização das crianças na ajuda à construção do Parque de Jogos deste Clube Desportivo. Era adepto fervoroso da Académica de Coimbra.

Fez parte da estrutura distrital de Leiria fundadora do Sindicato dos Professores da Zona Centro.

Arnaldo Ferreira da Cunha foi ainda sócio da Sociedade de Língua Portuguesa e da Sociedade Portuguesa de Matemática e autor do jogo didático “Aprenda História Jogando” editado pela Porto Editora.

Foi sócio fundador da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, da ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e Alta Estremadura e da Associação Social-Democrata de Leiria.

Foi em sua casa que nasceu o Jornal de Leiria, sendo que o docente esteve na fundação desse jornal, assumindo a responsabilidade da revisão dos textos.

Arnaldo Ferreira da Cunha chegou a ser distinguido pelo Município de Leiria, com a atribuição do Galardão Municipal. Faleceu esta madrugada no Hospital de Santo André, onde estava hospitalizado por doença do foro cardiológico.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados