Assinar Edições Digitais


Fátima

Lançamento do concurso para parque verde em Fátima foi aprovado

Câmara de Ourém prevê que a obra possa começar entre abril e maio.

O lançamento do concurso público para a construção de um parque verde na cidade de Fátima, investimento de 300 mil euros, foi aprovado em reunião de Câmara, disse hoje à agência Lusa o presidente do Município de Ourém.

“Trata-se de um parque verde, com diversos equipamentos para a população infantil, mobiliário urbano, como mesas, bancos e papeleiras, iluminação própria, suporte para bicicletas, passadiço e pavimento adequado em toda a extensão. E será todo vedado em madeira”, explicou Luís Albuquerque.

O autarca adiantou que se prevê que entre abril e maio a obra possa começar, para estar pronta no terceiro trimestre deste ano.

O parque verde vai ocupar uma área de 1.100 metros quadrados, próximo do Santuário de Fátima.

“É um terreno propriedade do município, bem localizado, próximo do santuário, junto ao posto de turismo, onde todas as pessoas podem facilmente aceder”, declarou, referindo que se trata de uma área que a autarquia “adquiriu aquando da requalificação da Avenida D. José Alves Correia da Silva, mas que não foi necessária”.

O presidente da Câmara de Ourém, no distrito de Santarém, admitiu que “há consciência de que uma das grandes carências de Fátima é a inexistência de um espaço verde localizado dentro da cidade para a fruição dos residentes”.

“Esta situação está identificada há décadas”, afirmou, assumindo que este parque “não é aquilo que Fátima precisa e merece, mas é um princípio e a forma mais rápida de resolver parte deste problema”.

Segundo Luís Albuquerque, “há outro projeto para um outro parque verde, de maior dimensão, mais afastado do centro da cidade de Fátima, na localidade de Moimento”.

“O projeto está a ser desenvolvido nos serviços da Câmara e será feito por fases”, informou, acrescentando tratar-se de “uma área muito maior e que permitirá desenvolver outro tipo de atividades por parte da população de Fátima”.

De acordo com uma nota de imprensa da Câmara, o parque recreativo, denominado “Parque infantil Santos Francisco e Jacinta”, vai ser custeado pelo município, contemplando igualmente “arborização condizente”.