Assinar


Caldas da Rainha

PSD recomenda classificação da duna de Salir do Porto como Paisagem Protegida

Deputados sustentam que a duna “é a maior de Portugal e, de acordo com registos históricos, poderá ter sido a maior da Europa”

Vista aérea de Salir do Porto

O grupo parlamentar do PSD recomendou ao Governo a classificação de Paisagem Protegida para a área que integra a duna de Salir do Porto, a antiga Alfândega, a Capela de Sant’Ana e as “Pocinhas” daquela praia do concelho das Caldas da Rainha.

No projeto de resolução entregue na Assembleia das República, os deputados sustentam que a duna de Salir do Porto “é a maior de Portugal e, de acordo com registos históricos, poderá ter sido a maior da Europa”, estendendo-se por cerca de 200 metros de comprimento e 50 metros de altura acima do nível do mar.

A duna é ladeada por ruínas da antiga alfândega e dos estaleiros e oficinas de reparação naval onde, “no tempo de D. Afonso V, terão sido construídas caravelas com madeiras do Pinhal de Leiria e que terão feito parte da epopeia dos descobrimentos”, pode ler-se na proposta em que os deputados afirmam que entre as embarcações ali construídas “poderá estar a Nau São Gabriel, que liderou a armada de Vasco da Gama rumo à Índia e que terá participado também na descoberta do Brasil”.

Do conjunto fazem ainda parte as ruínas da Capela de Sant’Ana, “construída naquele local para abençoar as embarcações construídas na alfândega e que se lançavam ao mar”, e as “pocinhas” de Salir, poças de água doce que formam pequenas piscinas naturais na maré baixa e que tem na base uma nascente de água doce “rica em minerais que lhe dão propriedades digestivas e para banhos”, refere o documento.

Considerando tratar-se de “um património natural, cultural e histórico que deve ser protegido e salvaguardado”, os deputados defendem a sua classificação ao abrigo do Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados