Assinar
Sociedade

Região de Leiria com 642 pedidos de voto antecipado em confinamento

Os votos serão recolhidos, porta a porta, a casa de quem está confinado e aos lares de idosos

Das 12.906 inscrições registadas a nível nacional para o voto antecipado em confinamento, 642 reportam-se ao distrito de Leiria e ao concelho de Ourém.

O prazo para formalizar o pedido por eleitores que se encontram em confinamento devido à Covid-19 ou residem em lares terminou ontem, domingo.

Na região, apenas o concelho de Castanheira de Pera não registou qualquer pedido. Já Leiria apresenta-se como o concelho com mais eleitores inscritos (133), seguido de Ourém (110).

Tanto a nível regional como nacional, a percentagem de eleitores inscritos no concelho onde irão votar, entre amanhã, terça-feira, e quarta-feira, ronda os 95%.

Inscrições em voto antecipado em confinamento na região de Leiria

Nestes dois dias, equipas municipais, devidamente equipadas e com regras sanitárias estritas, irão recolher os votos, porta a porta, a casa de quem está confinado e aos lares de idosos.

Só podiam fazer o pedido para o voto antecipado em confinamento os eleitores a quem tivesse sido decretado confinamento pelas autoridades de saúde pública até quinta-feira, 14 de janeiro, dez dias antes das presidenciais.

O que quer dizer que quem foi confinado a partir de sexta-feira, seja por estar doente seja por isolamento profilático (devido a um contacto com uma pessoa infetada), já não pode pedir para votar antecipadamente.

A falta de informação sobre esta regra causou alguma confusão entre os eleitores, o que motivou várias queixas à Comissão Nacional das Eleições (CNE).

As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de Covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

A campanha eleitoral começou no dia 10 e termina na sexta-feira, dia 22. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados