Assinar
Sociedade

Termina hoje o prazo para pedir voto antecipado para este domingo

No concelho de Leiria, já se inscreveram 2.059 pessoas para votarem antecipadamente nas presidenciais

Quem pretender exercer o direito de voto antecipado em mobilidade tem até ao final do dia de hoje, quinta-feira, para se inscrever.  

Alargada a todos os municípios, esta modalidade permite que os eleitores possam votar este domingo, dia 17 de janeiro, para as eleições presidenciais, numa das mesas de votos disponíveis á sua escolha, antecipando o ato eleitoral marcado para o dia 24.

Segundo nota do Ministério da Administração Interna, inscreveram-se até ontem, em todo o país, 196.786 pessoas para votarem este domingo.

Um número muito superior ao registado nas últimas eleições para a Assembleia da República, em 2019, em que votaram antecipadamente 50.638 pessoas. 

Em Leiria, inscreveram-se até ao momento 2.059 eleitores para votarem antecipadamente, referiu esta quinta-feira Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria.

Os interessados em inscrever-se podem fazê-lo em www.votoantecipado.mai.gov.pt. O registo requer o nome completo, a data de nascimento, o número de identificação civil, a morada, indicação do município onde pretende votar em mobilidade, contacto telefónico e, sempre que possível, endereço de correio eletrónico.

No domingo, o eleitor deve dirigir-se à mesa de voto que escolheu, munido do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e indicar a freguesia onde está recenseado. No final, ser-lhe-á entregue um documento comprovativo do exercício do direito de voto.

O MAI esclarece ainda que quem estiver inscrito e não exercer o direito de voto nesse dia, poderá sempre votar no dia 24.

Para saberem onde estão recenseados os eleitores podem consultar o site www.recenseamento.mai.gov.pt ou contactar a Junta de Freguesia do seu local de residência.

Podem ainda enviar um SMS (gratuito) para 3838, com a mensagem: RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento (aaaammdd) – Ex: RE 72386718 19820803.

Eleitores em confinamento podem votar por antecipação

Entretanto, também podem votar antecipadamente os eleitores em situação de confinamento obrigatório – por residirem em lares ou estarem em isolamento profilático – por força da pandemia e por determinação das autoridade de saúde.

“O confinamento tem que ser decretado pela autoridade de saúde pública até ao dia 14 de janeiro de 2021 e desde que inclua o dia da votação”, explica a Comissão Nacional de Eleições.

Para votarem, estes eleitores podem inscrever-se na plataforma da administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, ou pedirr o voto antecipado na Junta da freguesia onde está recenseado através de outra pessoa que apresente declaração assinada por si e cópia do seu CC/BI.

Este registo pode ser feito a partir desta quinta-feira e até ao final do dia 17 de janeiro (domingo).

A recolha dos votos decorrerá nos dias 19 e 20 de janeiro, em hora previamente comunicada, por parte do presidente de Câmara ou representante.

Locais de voto na região para quem votar dia 17

  • Alcobaça – Cine Teatro de Alcobaça-João D’Oliva Monteiro
  • Alvaiázere – Sede da Associação Casa do Povo de Alvaiázere
  • Ansião – Paços do Concelho de Ansião
  • Ansião – Paços do Concelho da Batalha
  • Bombarral – Salão Nobre do Edifício Municipal do Bombarral
  • Caldas da Rainha – Paços do Concelho de Caldas da Rainha
  • Castanheira de Pera – Paços do Concelho de Castanheira de Pera
  • Figueiró dos Vinhos – Espaço do Cidadão de Figueiró dos Vinhos
  • Leiria – Auditório do Centro Cultural Mercado Sant’Ana
  • Marinha Grande – Edifício da Resinagem
  • Nazaré – Junta de Freguesia da Nazaré
  • Óbidos – Pavilhão Municipal de Óbidos
  • Pedrógão Grande – Salão Paroquial de Pedrógão Grande
  • Peniche – Câmara Municipal de Peniche
  • Pombal – Paços do Concelho de Pombal
  • Porto de Mós – Centro Escolar de Porto de Mós
  • Ourém – Edifício sede do Município de Ourém

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados