Assinar
Sociedade

Termina hoje o prazo para pedir voto antecipado para este domingo

No concelho de Leiria, já se inscreveram 2.059 pessoas para votarem antecipadamente nas presidenciais

man holding pen to mark on vote paper, democracy concept, retro tone

Quem pretender exercer o direito de voto antecipado em mobilidade tem até ao final do dia de hoje, quinta-feira, para se inscrever.  

Alargada a todos os municípios, esta modalidade permite que os eleitores possam votar este domingo, dia 17 de janeiro, para as eleições presidenciais, numa das mesas de votos disponíveis á sua escolha, antecipando o ato eleitoral marcado para o dia 24.

Segundo nota do Ministério da Administração Interna, inscreveram-se até ontem, em todo o país, 196.786 pessoas para votarem este domingo.

Um número muito superior ao registado nas últimas eleições para a Assembleia da República, em 2019, em que votaram antecipadamente 50.638 pessoas. 

Em Leiria, inscreveram-se até ao momento 2.059 eleitores para votarem antecipadamente, referiu esta quinta-feira Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria.

Os interessados em inscrever-se podem fazê-lo em www.votoantecipado.mai.gov.pt. O registo requer o nome completo, a data de nascimento, o número de identificação civil, a morada, indicação do município onde pretende votar em mobilidade, contacto telefónico e, sempre que possível, endereço de correio eletrónico.

No domingo, o eleitor deve dirigir-se à mesa de voto que escolheu, munido do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e indicar a freguesia onde está recenseado. No final, ser-lhe-á entregue um documento comprovativo do exercício do direito de voto.

O MAI esclarece ainda que quem estiver inscrito e não exercer o direito de voto nesse dia, poderá sempre votar no dia 24.

Para saberem onde estão recenseados os eleitores podem consultar o site www.recenseamento.mai.gov.pt ou contactar a Junta de Freguesia do seu local de residência.

Podem ainda enviar um SMS (gratuito) para 3838, com a mensagem: RE (espaço) número de BI/CC (espaço) data de nascimento (aaaammdd) – Ex: RE 72386718 19820803.

Eleitores em confinamento podem votar por antecipação

Entretanto, também podem votar antecipadamente os eleitores em situação de confinamento obrigatório – por residirem em lares ou estarem em isolamento profilático – por força da pandemia e por determinação das autoridade de saúde.

“O confinamento tem que ser decretado pela autoridade de saúde pública até ao dia 14 de janeiro de 2021 e desde que inclua o dia da votação”, explica a Comissão Nacional de Eleições.

Para votarem, estes eleitores podem inscrever-se na plataforma da administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, ou pedirr o voto antecipado na Junta da freguesia onde está recenseado através de outra pessoa que apresente declaração assinada por si e cópia do seu CC/BI.

Este registo pode ser feito a partir desta quinta-feira e até ao final do dia 17 de janeiro (domingo).

A recolha dos votos decorrerá nos dias 19 e 20 de janeiro, em hora previamente comunicada, por parte do presidente de Câmara ou representante.

Locais de voto na região para quem votar dia 17

  • Alcobaça – Cine Teatro de Alcobaça-João D’Oliva Monteiro
  • Alvaiázere – Sede da Associação Casa do Povo de Alvaiázere
  • Ansião – Paços do Concelho de Ansião
  • Ansião – Paços do Concelho da Batalha
  • Bombarral – Salão Nobre do Edifício Municipal do Bombarral
  • Caldas da Rainha – Paços do Concelho de Caldas da Rainha
  • Castanheira de Pera – Paços do Concelho de Castanheira de Pera
  • Figueiró dos Vinhos – Espaço do Cidadão de Figueiró dos Vinhos
  • Leiria – Auditório do Centro Cultural Mercado Sant’Ana
  • Marinha Grande – Edifício da Resinagem
  • Nazaré – Junta de Freguesia da Nazaré
  • Óbidos – Pavilhão Municipal de Óbidos
  • Pedrógão Grande – Salão Paroquial de Pedrógão Grande
  • Peniche – Câmara Municipal de Peniche
  • Pombal – Paços do Concelho de Pombal
  • Porto de Mós – Centro Escolar de Porto de Mós
  • Ourém – Edifício sede do Município de Ourém

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.