Assinar
Autárquicas 2021

Apoio de militantes a Raul Castro origina demissão na concelhia do PS

Maioria dos militantes reunidos esta semana, decidiu apoio a movimento autárquico independente liderado pelo antigo presidente das câmaras de Leiria e da Batalha

Augusto Neves, até aqui líder da concelhia da Batalha do Partido Socialista, demitiu-se das funções que desempenhava. A decisão dos militantes socialistas da Batalha, tomada na última quarta-feira, e que vai no sentido de apoiar o movimento independente liderado por Raul Castro, está na origem da decisão.

Raul Castro é o rosto de um movimento independente que pretende concorrer às próximas eleições autárquicas no concelho da Batalha. Conta ainda com António Lucas, antigo presidente da Câmara da Batalha (inicialmente eleito, como independente, pelo CDS-PP, garantindo a reeleição pelo PSD).

Nos anos 90, também Raul Castro liderou a Câmara da Batalha, sendo, na altura, eleito, como independente, pelo CDS-PP. Em Leiria, ganhou a eleição nas listas do PS.

“O plenário de militantes decidiu apoiar Raul Castro, o que inviabilizou a apresentação de uma lista própria”, confirma ao REGIÃO DE LEIRIA, Augusto Neves.

Na Batalha, “pela primeira vez, desde 1989, o PS vai sem bandeira às eleições”, lamenta o dirigente demissionário. Augusto Neves defendia não existirem condições para apoiar o movimento independente liderado por Raul Castro, atualmente deputado do PS na Assembleia da República e ex-presidente das câmaras de Leiria e da Batalha.

No entender do responsável da estrutura concelhia do PS na Batalha, os socialistas deveriam avançar com uma candidatura própria.

A reunião de militantes do partido, ocorreu na quarta-feira e, a maioria, decidiu pelo apoio ao movimento independente. No dia seguinte, revela Augusto Neves, apresentou a demissão.

O cenário eleitoral autárquico na Batalha deverá igualmente ser analisado ainda esta semana pela estrutura local do CDS-PP. Por sua vez, o PSD da Batalha já convidou Paulo Batista Santos, atual presidente da Câmara local, a recandidatar-se. E o autarca social-democrata já confirmou estar disponível para o fazer.  

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.