Assinar
Marinha Grande

Vipex consome energia 100% renovável fornecida pela Endesa

Redução da emissão de quase 300 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera

A fabricante de produtos plásticos Vipex contratou à Endesa o fornecimento de energia elétrica 100% renovável, uma solução que “permitirá em 2021 uma redução da emissão de quase 300 toneladas de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera”, anunciou a empresa da Marinha Grande.

“Tornar o negócio mais verde leva a uma maior eficiência e economia de recursos. Atrai clientes que valorizam a proteção do planeta, reduz os riscos para a saúde e aumenta a felicidade das pessoas. Em suma, gera vantagens competitivas”, afirma em comunicado Jorge Santos, CEO da Vipex.

A empresa explicou na segunda-feira, dia 1, que “há muito tempo que os produtos” dos seus clientes “têm vindo a beneficiar sustentadamente da redução de emissões de CO2 através dos investimentos e da melhoria das práticas da Vipex, por forma a reduzir pegada de carbono”.

“Em 2002 fomos a 37ª empresa em Portugal a obter a certificação ambiental ISO 14001, tendo tido sempre a preocupação de tomar iniciativas que vão muito além dos requisitos da norma”, recorda Jorge Santos.

Entre 2016 e 2020, os quilogramas de CO2 emitidos por tonelada de matéria-prima transformada registaram uma redução de 76%. “Este desempenho aconteceu num período em que a atividade da empresa registou um crescimento de 40% e a Endesa tem vindo a aumentar o peso das fontes renováveis nos seus fornecimentos”, explica o CEO da Vipex.

Este ano, em “resultado dos investimentos em equipamentos e estruturas energeticamente mais eficientes”, a unidade industrial “vai reduzir em mais de 80% as emissões de CO2 por quilograma de matéria-prima transformada”, de acordo com o resultado de uma simulação “na plataforma de uma importante empresa internacional” que a Vipex tem utilizado.

Para o diretor de qualidade e ambiente da Vipex, Paulo Santos, “os resultados têm sido fantásticos”. “A melhoria resulta da aposta da administração nas práticas ambientais, incentivando a equipa e realizando os investimentos necessários, aliado ao empenho dos mais de 100 ‘arquitetos do plástico’ [trabalhadores] da empresa”, adianta.

“Há um compromisso firme da Endesa em oferecer aos seus clientes produtos personalizados e, neste caso, uma energia verde, sem emissões. A sustentabilidade e a energia verde estão no DNA da Endesa, como um valor intrínseco e inegociável”, adianta, por seu turno, o diretor-geral do negócio B2B da elétrica, Miguel Mendes.

“Valorizamos clientes como a Vipex que exigem que a energia fornecida provenha de fontes renováveis. Este é o caminho para uma verdadeira sustentabilidade. Esta solução é mais um contributo para a inovação ecológica, um dos eixos estratégicos da visão para 2030” da empresa da Marinha Grande, conclui Miguel Mendes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados