Assinar
Caldas da Rainha

GNR apreende mais de 500 quilos de pescada subdimensionada nas Caldas da Rainha

Os militares da GNR efetuavam uma ação de fiscalização ao transporte e comercialização de pescado fresco.

Exatamente 584 quilos de pescada branca subdimensionada foram apreendidos pela GNR, nas Caldas da Rainha, numa ação de fiscalização que decorreu ontem, terça-feira.

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR fiscalizou um veículo de transporte de pescado e verificou que o mesmo não tinha “o tamanho mínimo exigido por lei para ser comercializado”, explica a autoridade policial, em comunicado.

Os militares da Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreenderam mais de 800 quilos de pescada subdimensionada Foto: GNR

Também numa ação de fiscalização, no mesmo dia, os militares do Destacamento de Controlo Costeiro da GNR da Figueira da Foz, abordaram o condutor de um outro veículo, no Porto de Pesca Costeira de Aveiro, e apreenderam 217 quilos de pescada branca que incorria na mesma contraordenação.

No conjunto das duas ações, foram identificados três homens, com idades entre os 23 e os 43 anos, e elaborados dois autos de contraordenação.

A prática deste crime é punível com uma coima que pode ir até aos 37.500 euros.

As ações de fiscalização tiveram como objetivo “controlar o cumprimento das regras de transporte e comercialização de pescado fresco”.

A GNR recorda que “a continuidade dos recursos marítimos depende de uma pescaria saudável, recorrendo a uma escolha seletiva dos tamanhos legais para a sua comercialização”.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.