Assinar
Leiria

No Dia Mundial da Água há um apelo para fechar as torneiras

Iniciativa H2Off – Hora da Água apela ao fechar da torneira durante, pelo menos, uma hora.

O apelo é simples: às 22 horas de hoje, dia 22 de março, fechar as torneiras. Esta é a essência da iniciativa H2Off – Hora da Água. Leiria associou-se à iniciativa.

Em Leiria, município e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, já deram conta da sua adesão.

Na prática, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) desafia os portugueses a “fechar a torneira” durante uma hora, entre as 22 e as 23 horas. A campanha “H2off” pretende mobilizar as pessoas a não abrirem as torneiras nesse período, uma forma de tomarem consciência da importância da água.

O desenho da ação foi planeado no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), referentes “à garantia de água potável e saneamento para todos, proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades e combate às alterações climáticas”, salienta a entidade promotora.

Para ampliar a divulgação da iniciativa foi desenvolvido o website disponível online que  apresenta ainda um mapa interativo produzido pela ESRI Portugal onde todos os participantes poderão indicar a sua localização e acompanhar a evolução da adesão em tempo real.

Este apelo surge no Dia Mundial da Água, celebrado anualmente, em 22 de março, depois de a Assembleia Geral da ONU ter aprovado a data, por resolução, em 1993.

Pretende-se sensibilizar os líderes políticos e a sociedade civil para a conservação deste bem finito.

O tema escolhido para 2021 é “Valorizar a Água”, com o intuito de alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados