Assinar
Fátima

Vice-reitor do Santuário de Fátima deixa exercício sacerdotal

Decisão de suspender funções de sacerdócio foi solicitada pelo próprio.

Vítor Coutinho

O padre Vítor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima, foi dispensado das “obrigações do estado clerical e do celibato”.

A decisão acontece a pedido do próprio e foi tornada pública pela Diocese Leiria-Fátima, no passado dia 19 de março, num decreto de suspensão, validado pelo Bispo Dom António Marto.

Com esta suspensão, solicitada pelo vice-reitor do Santuário de Fátima, “por meio de carta dirigida ao Romano Pontífice, com a data de 16 de março do ano corrente”, Vítor Coutinho fica suspenso “de todo o exercício do ministério sacerdotal”. Ocupava o cargo no Santuário desde 2014.

Já em janeiro, Vítor Coutinho “foi dispensado, a seu pedido, dos serviços no Santuário de Fátima e na Fundação Francisco e Jacinta Marto”, “sendo-lhe concedido um tempo sabático”.

Em junho de 2020, Vítor Coutinho, também a seu pedido, tinha deixado as funções de chefe do gabinete episcopal.

Vítor Coutinho, de 55 anos, foi ordenado em 1991 e era presbítero da Diocese de Leiria-Fátima. Coordenador da comissão responsável pela celebração do Centenário das Aparições de Fátima, de 2010 a 2017, na visita do Papa Francisco a Fátima, em maio de 2017, foi o diretor de comunicação do evento. É doutorado em Teologia, com especialidade em Ética Teológica, pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster, na Alemanha.

O REGIÃO DE LEIRIA tentou obter um comentário de Vítor Coutinho mas tal não foi possível até ao momento da publicação deste artigo.

Foto: Fátima Missionária


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados