Assinar
Sociedade

Comemorações do aniversário do 25 de Abril na região acontecem sobretudo no digital

O 47º aniversário da Revolução dos Cravos, à semelhança do que aconteceu no ano passado, é comemorado em vários concelhos da região maioritariamente online, devido às restrições que a pandemia impõe.

O 47º aniversário da Revolução dos Cravos, à semelhança do que aconteceu no ano passado, é comemorado por vários concelhos da região maioritariamente online, devido às restrições que a pandemia impõe.

Apresentamos um roteiro do que vai acontecer na região e que está, maioritariamente, à distância de um clique.

Ansião

Dia 25 de abril
16h – “As Cores de Abril”, espetáculo comunitário dirigido por Buga Lopes, no qual os participantes dão voz às emblemáticas canções e palavras do 25 de Abril. Exibido no Facebook da autarquia.
17h30 – “Ansião ontem, hoje e amanhã – As expetativas dos jovens”, Debate Municipal Jovem, para acompanhar em direto no Facebook.

Caldas da Rainha

Dia 24 de abril
21h – “25 de Abril Jovem”, concerto protagonizado pelo grupo Beatbombers – dupla caldense Dj Ride e Stereossauro.

Transmissão em direto nas redes sociais do Centro da Juventude, da União de Freguesias de Santo Onofre e do Município.
22h – “E depois do Adeus”, concerto na voz de Carlos Caldas a acompanhar a Banda Comércio e Indústria (BCI), com exibição no Facebook e Youtube da BCI.

Dia 25 de abril
Decorrem as cerimónias oficiais habituais: hastear da bandeira na sede da freguesia de Santo Onofre e Serra do Bouro, na sede da freguesia Nossa Sª do Pópulo, Coto e S. Gregório e na Câmara Municipal, pela Fanfarra Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha.
Há, ainda, lançamento de pombos na praça 25 de Abril e a atuação do Quinteto de Metais da BCI, na sede da freguesia Nossa Sª do Pópulo, Coto e S. Gregório.
15h – Atuação do Coral das Caldas da Rainha, transmitida no Facebook.
16h – Atuação do Orfeão Caldense.

Castanheira de Pera

Dia 25 de abril
10h – Hastear das bandeiras em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Figueiró dos Vinhos

Dia 25 de abril
Cerimónias oficiais com o hastear da bandeira na Praça do Município.
Até 23 de maio, está patente no Museu e Centro de Artes, a exposição de fotografia “Os rapazes dos tanques”. Um

conjunto de fotografias da autoria de Alfredo Cunha relativas aos acontecimentos de 24 de abril de 1974. O horário da exposição é das 10h às 12h30 e entre as 14 e as 16h30.

Leiria

Dia 24 de abril
11h – “Que Abril Abriu – poemas e canções da liberdade” com André Gago, Victor Zamora, Nelson Cascais, José Salgueiro e Pedro Dias, no Teatro Miguel Franco. Transmissão em direto pelo Facebook do Município de Leiria e da Assembleia Municipal.

Dia 25 de abril
10h – Hastear da bandeira nacional no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, transmitido no Facebook do Município de Leiria e da Assembleia Municipal.
11h Sessão Solene no Teatro Miguel Franco. Transmitido no Facebook do Município de Leiria e da Assembleia Municipal.
12h – “Canções de Zeca Afonso”, momento musical de Índios da Meia Praia. Transmitido no Facebook do Município de Leiria e da Assembleia Municipal.
14h – Espetáculo “Memórias de Abril”, desenvolvido por Lita Pedreira e Luís Geraldo, da produtora Estórias com Asas, no qual é evocada a história e as estórias da Revolução dos Cravos. Exibido online, entre as 14 e as 19 horas, a partir da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.
15h30 – “Abril está na Rua!”, junto à Fonte Luminosa, pela Comissão das Comemorações do 25 de Abril de Leiria. A iniciativa inclui o cantar da “Grândola Vila Morena” e do Hino Nacional, e recitação de poemas por José Vaz e Carlos Guerra.

Marinha Grande

Dia 24 de abril
18h – Contar Abril com leitura do conto infantil “O Tesouro” pela educadora de infância Aida Mira, na Biblioteca Municipal.
21h30 – “Projeto 25”, peça apresentada em formato híbrido de cine-teatro pelo grupo Teatresco. Uma viagem que compara o 25 de Abril à realidade pandémica dos dias de hoje, na Casa da Cultura Teatro Stephens.
22h30 – “25 de Abril – Por Dentro do Silêncio”, concerto comemorativo protagonizado por Teresa Salgueiro.
23h50 – “Grândola”, interpretação de Teresa Salgueiro, com a presença de elementos da Confraria da Sopa do Vidreiro.
23h55 – Hino Nacional “A Portuguesa” interpretado por Luísa Oliveira com elementos da Orquestra Juvenil da Marinha Grande.
24h – Discurso da presidente da Câmara Municipal de Marinha Grande, Cidália Ferreira, no Salão Nobre.

Todos os eventos têm transmissão no Facebook e Youtube da Câmara Municipal.

Dia 25 de abril
10h – “Embalos de Abril”, concerto para bebés pela companhia Musicalmente Agggg Agóóóóó ó, Agora Abril, na Casa da Cultura Teatro Stephens, no Facebook e Youtube.
11h – Sessão da Assembleia Municipal evocativa do 25 de abril, na Casa da Cultura Teatro Stephens, com transmissão em direto no Facebook e Youtube.
16h – Encontro Internacional de Contadores de Histórias, no Teatro Stephens, no Facebook e Youtube.
17h30 – Concerto itinerante com os artistas marinhenses Taramela e Luísa Oliveira, numa homenagem aos cantautores da Revolução dos Cravos, pelas ruas da cidade.

Durante os dois dias são, também, possíveis visitas gratuitas aos museus municipais, entre as 9h e as 13h.

Nazaré

Dia 25 de abril
9h30 – Hastear das bandeiras na Câmara Municipal, com transmissão no Facebook da autarquia
10h Intervenções alusivas à cerimónia, no auditório da Junta de Freguesia da Nazaré, também transmitido no Facebook.
15h – “Cantar em Liberdade”, momento musical por Nuno Abelha.

Óbidos

Dia 25 de abril
10h – Hastear da bandeira e Ginja de Honra, na sede da junta de freguesia A-dos-Negros.

Pedrógão Grande

Dia 24 de abril
21h – Concerto “Canções dos Cravos”, por Rui David e Marco Figueiredo. Em direto no Youtube e Facebook da autarquia.

Peniche

Dia 23 de abril
21h – Recital em vídeo “Liberdade Sitiada, Liberdade Celebrada”. Um recital de 30 minutos gravado na Fortaleza de Peniche, em setembro do ano passado, para a Rede Cultura 2027. No Facebook do município.

Dia 24 de abril
16h – Workshop “Como fazer um cravo de papel”, destinado aos mais novos, com transmissão no Facebook.
21h – “Abril a quatro”, concerto de João Leitão, Thierry Cardoso, Daniel Surrador e Beatriz Malheiros Leal, exibido no Facebook do município.

Dia 25 de abril
9h, 12h, 15h, 18h e 21h – A iniciativa “Uma mão cheia de poesia” divulga cinco poemas alusivos à data, no Facebook.
16h Câmara Municipal disponibiliza um desenho sobre o 25 de Abril para as crianças colorirem, na página de Facebook.

Dia 27 de abril
14h – Inauguração da exposição “Candelabro ASM – Aristides de Sousa Mendes: o exílio pela vida”, no Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche. A exposição evoca o papel de ASM que “assinou milhares de vistos em seu nome” para libertar refugiados no contexto da II Guerra Mundial.

Pombal

Dia 23 de abril
20h – Performance audiovisual imersiva, “Perception”, de Nuno Mika Studio, na qual “o espaço de apresentação é incluído no espetáculo”. Na Casa Varela – Centro de Experimentação Artística. A reserva de bilhete pode ser feita através do telefone 236 210 557 e em casa.varela@cm-pombal.pt. Ou pode comprar bilhete em servicosonline.cm pombal.pt/bilheteira.
Esta é uma sessão extra do espetáculo, sendo que a sessão das 21h45 está esgotada, bem como a de 24 de abril, marcada para as 21h30.

Dia 24 de abril
11h30 – “CRASSH_DUOCIRCUS”, espetáculo circense da 4ª edição de Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, no Largo do Cardal. A partir de “capacetes, baldes, tachos”, a dupla Crassh cria música. Mas há também malabarismo e comédia. A entrada é livre.

Dia 25 de abril
10h – Hastear das bandeiras no Edifício dos Paços do Concelho
10h15 – Evocação ao capitão Salgueiro Maia, no Largo Salgueiro Maia.
10h30 – Apresentação do videoclipe “Pombal canta abril”, com a interpretação dos temas “A morte saiu à rua”, de José Afonso, e “Flor do temo”, de Paulo de Carvalho, por artistas pombalenses. Transmissão nas redes sociais do município.

Entre 23 de abril e 30 de maio, a população é, ainda, convidada a visitar a exposição “Trazemos à memória… O 25 de Abril em Pombal contado pelos documentos” patente no Arquivo Municipal de Pombal. A mostra inclui documentos da época e um conjunto de fotografias alusivas aos acontecimentos do 1º de Maio, em Pombal. O Arquivo estará aberto para visita entre as 9 e as 12 horas e das 14 às 17 horas.

Porto de Mós

Dia 24 de abril
15h – Lançamento do livro “Quotidianos da Revolução: 25 de Abril no Concelho de Porto de Mós”, no Cine-teatro de Porto de Mós.
16h – Exposição Fotográfica e Documental “Quotidianos da Revolução”, patente até 23 de maio, na praça Arménio Marques, em Porto de Mós.

Dia 25 de abril
9h – Hastear da bandeira na Praça da República
16h – Sessão Solene no Cineteatro de Porto de Mós (inscrições encerradas).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados