Assinar
Ourém

D. José Tolentino Mendonça preside à peregrinação de maio em Fátima

O cardeal “é uma das mais destacadas e proeminentes figuras da Igreja portuguesa”

O cardeal português D. José Tolentino Mendonça preside à peregrinação internacional aniversária de maio em Fátima, a primeira das três mais importantes que se realizam até ao final do ano, anunciou o Santuário.

“D. José Tolentino Mendonça vai presidir pela primeira vez em Fátima, desde que foi nomeado bispo e depois cardeal, na primeira grande peregrinação do ano, porventura uma das mais emblemáticas, sobretudo para os peregrinos portugueses e que evoca a primeira aparição da Virgem”, revelou na sexta-feira, dia 9, o Santuário de Fátima.

O cardeal “é uma das mais destacadas e proeminentes figuras da Igreja portuguesa”, refere.

D. José Tolentino Mendonça

Em agosto, na peregrinação que assinala a quarta aparição de Nossa Senhora aos três videntes, nos Valinhos, também conhecida como a Peregrinação dos Emigrantes, presidirá o cardeal e arcebispo do Luxemburgo, D.Jean-Claude Hollerich.

O cardeal Jean-Claude Hollerich preside atualmente à Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece) e “recebeu a notícia em Portugal, quando se encontrava de férias. Mantém com a comunidade portuguesa uma relação de grande proximidade”, explica o Santuário.

D. Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador da Baia e primaz do Brasil, presidirá em outubro à peregrinação que celebra a 6ª aparição de Nossa Senhora aos três videntes na Cova da Iria.

O cardeal Brasileiro foi o convidado da Peregrinação de maio de 2020, mas devido à pandemia acabou por não se deslocar a Portugal.

Os três prelados foram feitos cardeais pelo Papa Francisco e integram o grupo de cardeais eleitores mais novos, num futuro Conclave.

“As peregrinações aniversárias terão como tema o mote do ano pastoral: “Louvai o Senhor que levanta os fracos” e insere-se na dinâmica para os próximos três anos, período em que o Santuário estará sintonizado com a preparação da Jornada Mundial da Juventude, prevista para 2023 em Lisboa, procurando responder aos novos desafios pastorais colocados pela pandemia”, conclui o Santuário de Fátima.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.