Assinar
Ambiente

ETAR do Coimbrão envolvida em projeto “pioneiro” de produção de energia verde

Visa a produção de biogás a partir da codigestão de lamas

Foto de Arquivo

A Águas do Centro Litoral (AdCL) anunciou que participa num “projeto pioneiro em Portugal em prol da economia circular” que envolve a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Coimbrão, no concelho de Leiria.

“O projeto piloto Life – ECOdigestion 2.0 pretende aumentar a autossuficiência energética das estações de tratamento de águas residuais com energias renováveis, em prol da economia circular no sector da água”, explica em comunicado a AdCL.

Esta iniciativa “pioneira em Portugal iniciou na ETAR do Coimbrão em setembro de 2020, tem uma duração de 42 meses, e conta também com a participação de uma outra infraestrutura em Espanha”.

O Life – ECOdigestion 2.0 “visa a produção de energia verde, como o biogás, a partir da codigestão de lamas e novos substratos, como o efluente suinícola”, explica.

“Pretende-se gerar uma ferramenta de controlo e gestão de digestão, com base nos resultados do projeto anterior ECOdigestion Life, que permita manter a estabilidade do digestor anaeróbio maximizando a produção de biogás, originando um aumento de produção de biogás para a mesma quantidade de substrato e de acordo com as necessidades da ETAR e um aumento de metano no biogás”, adianta.

Após a confirmação dos resultados obtidos e implementação da ferramenta, “evitar-se-á a superprodução, que envolve a queima do biogás gerado, ou a subprodução, que leva ao consumo de energia de fontes não renováveis”.

“A aplicação da nova tecnologia visa uma melhoria no funcionamento das ETAR com digestores anaeróbios, uma vez que poderá reduzir os custos com o tratamento das águas residuais, e otimizar a produção de biogás de acordo com as necessidades em todos os momentos e ajudará a cumprir os regulamentos relativos à produção de energias renováveis, sobre a economia circular ou acordos internacionais sobre limites de emissão, como o Acordo de Paris”, adianta a AdCL.

O Life – ECOdigestion 2.0 corresponde a um investimento de 971 mil euros, cofinanciado em 55% pela União Europeia.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados