Assinar
Leiria

Há um novo grupo de escoteiros em Leiria: é o Grupo 274

Novo grupo de escoteiros de Leiria foi oficializado esta manhã, com entrega da bandeira e posse dos dirigentes

A oficialização dos dois mais recentes grupos de escoteiros da região de Leiria aconteceu este sábado, um dia depois do Dia Mundial do Escutismo (23 de abril).

O novo grupo de Leiria, o segundo do concelho, é agora o Grupo 274 da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), e o de Rio de Mouros, no concelho de Ourém, o Grupo 275.

Ambos iniciaram atividade em janeiro de 2020. O grupo de Leiria conta com 36 elementos, entre os quais 12 Lobitos, dez escoteiros, seis exploradores e oito dirigentes.

A cerimónia de oficialização decorreu no Mercado de Santana com participação da escoteira-chefe nacional adjunta, Salete Mendes, que deu posse ao escoteiro-chefe de grupo, Domingues António, que empossou por sua vez os restantes dirigentes.

Já os jovens escoteiros receberão o seu lenço este domingo, numa sessão a realizar no estádio de Leiria. A decisão de separar os dois momentos resultou da necessidade de garantir as devidas condições de segurança face ao atual contexto pandémico e evitar a concentração de muitas pessoas.

As atividades do grupo de Leiria têm funcionado na Junta de Freguesia de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, enquanto o grupo de Rio de Couros está instalado na antiga escola primária de Carvalhal do Meio, cedida pela Câmara de Ourém.

O primeiro grupo de escoteiros do distrito de Leiria (Grupo 251) nasceu há sete anos na Barosa, e acolheu em 2018 o Acampamento Nacional da AEP.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.