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Saúde

Hospital de Leiria cria novo espaço de lazer em homenagem aos profissionais de saúde

O Dia do Hospital é ainda assinalado esta quinta-feira com a inauguração da ampliação das Unidades de Ambulatório de Gastrenterologia e de Pneumologia

O Dia do Hospital de Santo André  (HSA) é assinalado esta quinta-feira com a inauguração da ampliação das Unidades de Ambulatório de Gastrenterologia e de Pneumologia e de um novo espaço de lazer, construído em homenagem aos colaboradores do Centro Hospitalar de Leiria pelo trabalho realizado no contexto da pandemia de Covid-19.

Segundo a administração hospitalar, a obra, executada junto à entrada principal do hospital, “pretende assinalar e transmitir às gerações futuras o papel extraordinário que os profissionais do Serviço Nacional de Saúde, em especial os profissionais do CHL, tiveram na pandemia, e que seja demonstrativa das relações e interações de complementaridade entre todos os profissionais, homenageando cada colaborador que contribuiu decisivamente para o esforço coletivo da instituição”.

Há um ano, a 17 de abril, os profissionais de saúde do CHL foram homenageados pelos agentes de segurança e proteção civil
Fotografia: Joaquim Dâmaso/Arquivo

A comemoração do 26º aniversário do HSA conta com a participação do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que irá visitar os espaços intervencionados.

Os dois projetos de ampliação representaram um investimento na ordem dos 530 mil euros, e contaram com o apoio financeiro do Grupo CAC – Companhia Avícola do Centro e do Grupo Lusiaves, respetivamente.

A ampliação da Unidade de Ambulatório de Gastrenterologia, concluída em setembro de 2020, contemplou a criação de mais um gabinete médico (de três passou para quatro) e duas salas de exames (de quatro passou para seis), e o reforço da capacidade de recobro de cinco para 11 camas, e da sala de espera de 16 para 26 lugares. Uma empreitada que, segundo adianta o CHL, visou responder ao aumento do número de consultas e exames, que levou também à contratação de novos médicos e à aquisição de mais equipamentos.

Para este projeto, orçado em 310 mil euros, o Grupo CAC – Companhia Avícola do Centro contribuiu com 120 mil euros, o que possibilitou ainda a compra de um equipamento de disseção endoscópica da submucosa (ESD).

“Esta técnica permite a excisão de lesões tumorais do tubo digestivo, é minimamente invasiva e com menor necessidade de anestesia geral, menor risco de morbimortalidade, maior rapidez e menor tempo de internamento. A ESD permite a excisão completa de cerca de 80 a 90% das lesões gástricas e 90% das lesões colorretais, e prevê-se o tratamento de cerca de 50 doentes por ano, quando a sua utilização estiver consolidada”, explica o CHL em comunicado.

Já a ampliação do espaço dedicado à Unidade de Ambulatório de Pneumologia, concluída em fevereiro, permitiu triplicar o número de gabinetes médicos (de dois para seis), duplicar os postos de hospital de dia (de oito para 16), e mais que duplicar os lugares na sala de espera (de 16 para 40). Com esta intervenção, o CHL pretende “reduzir os tempos de espera para a primeira consulta, por prioridade, e a percentagem de consultas realizadas dentro dos tempos máximos de resposta garantidos, estipulados para cada prioridade, bem como os tempos de espera para a realização de exames”.

O investimento realizado rondou os 223 mil euros, e beneficiou de um donativo de 150 mil euros do Grupo Lusiaves, “que posteriormente realizou uma nova doação de 56 mil euros”.


Secção de comentários

  • Graça Maria Marques Cabral Pimenta disse:

    Tudo isso é muito lindo,o que é facto é que a pandemia abrandou,as urgências normais têm menos de metade…
    Num entanto o atendimento deixa muito a desejar!!
    Senão vejamos ,dia 21/04/2021 dirigi me às urgências, com uma carta que recomendava alguma atenção, visto ficar com a comida entalada na garganta que nem o liquido leva para baixo,liquiso esse que provoca o vômito e não desentope a garganta…
    Acontece que na triagem a enfermeira no fim de fazer a pulseira diz que as queixas que mensionei,não as tinha dito,sem mais nada escrever colocou me a pulseira e mandou me esperar num recanto onde estavam mais de 20 pessoas todas juntas,inclusive uma suspeita de covid!! Quando existe uma área própria para …
    4h depois não chamaram ninguém e eu ali à espera,estava um senhor desde as 8h da manhã com 4 exames feitos à espera,1 senhora que foi fazer uma biopsia ao estômago, desde manhã tambem aguardava resultados sem comer diabética, falou com a enfermeira para no mínimo ver como estavam os diabetes pois não estava bem…
    Resposta da enfermeira: venho já!!
    Esteve mais 1 h até que decidiu ir embora,a enfermeira chamou um senhor para ir ao raio X e o senhor já o tinha feito!! Enquanto isto entrei para ver se via o médico para lhe perguntar quantas mais h iria demorar a chamar me…
    Qual foi o meu espanto não estava!!
    Enfermaria com 2 ou 3 pessoas,corredores vazios,naquele canto restavam 9 pessoas as restantes acabaram por desistir e ir pra casa!!
    Acidente,ambulâncias, bombeiros ,urgências, zero!! Antigamente eram ambulâncias a chegar,acidentes ,casos urgentes sempre a chegar,e as pessoas que se dirigiam às urgências e em 1h30m nós eramos atendidos ,faziamos análises, exames,e estavamos despachados!!
    E eu pergunto o que se passa agora?
    Sem grande afluência de doentes,enfermarias quase vazias,a triagem sem atenção devida,atendimento médico horas eternas depois de lá estarmos,sem falar nos exames ou análises se tivermos de fazer ,levamos 24h?
    A desorientação, chamam utentes que já fizeram exames,deixam utentes que nem vistos pelo médico foram horas ali sentados,ajudem me que não entendo!!
    Com a desculpa do covid tenho um amigo que ficou sem operação, com um cancro nos intestinos!! A quem se pede a vida deste pai pela negligência médica, governamental,a quem se pede responsablidades?
    Em nome dos untentes obrigada Lusiaves só espero que esses equipamentos e afins sirvam para salvar vidas,porque o meu amigo só tem um dia de cada vez,o atendimento actual deixa muito a desejar!!
    Desgraçado de quem ficar doente,o hospital demora horas a mais para socorrer alguém…
    Quando cheguei às urgências estava à espera de me inscrever,chegou um senhor que desmaiou e caiu em corpo morto de joelhos no chão, ninguem veio ajudar a colocar o senhor de novo na cadeira de rodas,para ir para dentro para o atenderem,tivemos que ser nós os doentes ali à espera a coloca lo na cadeira!!
    VERGONHOSO
    Os seguranças, auxiliares,enfermeiros,médicos, estão nas urgências de um hospital a fazer o quê? À queiram desculpar enquanto tudo isto acontecia os médicos e enfermeiros estavam lá fora a fumar !! Queiram desculpar este meu esquecimento…
    Se querem um bom atendimento dirijam se ao vosso médico de familia, saúde a todos é o que vos desejo CUIDEM SE PROTEJAM SE O COVID ANDA AI

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