Assinar
Região à Mesa

Município quer afirmar Leitão da Boa Vista como ícone da gastronomia regional

Campanha promocional online permite encomendar até 2 de maio com entrega gratuita a nível nacional

O tipo de assadura, os acompanhamentos e o molho constituem três elementos diferenciadores do Leitão da Boa Vista – Região de Leiria, uma “tradição local” que tem ganho a preferência dos consumidores e que uma campanha promocional pretende expandir a nível nacional.

O primeiro segredo está na assadura: efetuada em forno a lenha, seguindo as receitas tradicionais e a mestria dos assadores. De seguida, o protagonismo cabe ao molho, à base de banha, alho, sal e pimenta – ingredientes que nunca podem faltar. E, por fim, o acompanhamento tem de contemplar as batatas fritas às rodelas finas, tipo Pala-Pala – quase tão crocantes como a pele estaladiça do próprio leitão – e/ou o arroz de miúdos, a salada de alface e pão.

Estas são “premissas fundamentais para a implementação e crescimento do projeto Leitão da Boa Vista”, segundo o promotor: o Município de Leiria, em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Eufémia e Boa Vista e a Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria (ACILIS).

“Leiria é já uma região muito forte na produção, contando com uma boa oferta de assadores e restaurantes que servem o popular leitão assado”, pelo que a experiência e a tradição constituem um papel relevante. Mas “a garantia de rastreabilidade do Leitão da Boa Vista, assumida como um dos pontos fulcrais para assegurar o sucesso da marca, já que privilegia a produção local”, também contribui, segundo a organização, para ajudar à sua consolidação.

Segundo a vereadora com a área da Promoção do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo, Catarina Louro, “a adesão tem sido surpreendente” e “atualmente estão associados 19 operadores económicos e, em termos de vendas, o produto foi muito procurado, tendo praticamente esgotado no primeiro fim de semana”.

“Nesta fase, estamos a promover o produto endógeno, o leitão, tal como fizemos e continuaremos a fazer com outros no projeto ‘É de Leiria’, como os queijos, os enchidos, os vinhos ou a olaria da Bajouca”, adiantou a vereadora, explicando que o objetivo é “divulgar os nossos produtos e incrementar as vendas junto dos restaurantes e dos assadores, contribuindo para a economia local e manutenção dos estabelecimentos e respetivos postos de trabalho”.

Esta iniciativa “em especial prevê outras fases que visam, no fim, a consolidação do Leitão da Boa Vista como uma marca que cumpre os requisitos das normas europeias de caracterização e que pode ser utilizada por diferentes estabelecimentos e zonas do país e do estrangeiro”, explica Catarina Louro.

O projeto nasceu a 17 de abril com o objetivo de promover o leitão da região, “de qualidade ímpar”. Neste contexto, está a decorrer uma campanha promocional online até ao dia 2 de maio que permite encomendar com entrega gratuita em todo o país.

Leitão da Boa Vista

Site: www.leitaodaboavista.pt
Contactos: https://www.leitaodaboavista.pt/membros-registados
Encomendas: www.leiriamarket.pt (todo o país); www.leirianoprato.pt (residentes em Leiria)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados