Assinar
Cultura

Dia dos Museus é celebrado com soluções inovadoras

A programação cultural da região para os próximos dias é variada e acontece presencialmente e online.

“O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” é o tema deste ano que assinala a Noite Europeia dos Museus, este sábado, e o Dia Internacional dos Museus, dia 18.

Vários museus da região de Leiria aderiram à iniciativa com o objetivo de apresentar atividades diferenciadoras e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais atuais.

Entre eventos online e presenciais, sobretudo gratuitos, os museus frisam que a cultura é segura e recuperam da crise pandémica. Consulte a programação em baixo.

Espetáculo Noites ao Luar
Moinho do Papel, Leiria

A Noite dos Museus, este sábado, é celebrada no Moinho do Papel com espetáculo de música e iluminação que junta vários artistas leirienses: João Miguel, Zara Furtado, Sónia Ramalho, Catarina Gomes, Luís Picamilho e a escola de dança Staccato. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia através de moinhodopapel@cm-leiria.pt ou do 244 839 672.

“Consonância” pela S.A. Marionetas de Alcobaça
Museu da Marioneta, em Lisboa

A companhia S.A. Marionetas, de Alcobaça, juntou-se ao pianista Daniel Bernardes para o projeto “Consonância”, uma aventura de sons, movimentos e emoções, num jogo improvável entre um piano e o teatro Dom Roberto. Este fim de semana às 11 horas, com entrada paga, e dia 18, às 18h30 e às 20h30, entrada gratuita. Reservas em bilheteira@museudamarioneta.pt.

Concerto tributo a Astor Piazzolla
Museu do Vinho de Alcobaça

A dupla Mário Marques e Gonçalo Pescada dá voz ao músico argentino Astor Piazzolla num concerto que assinala a inauguração da primeira fase das obras de requalificação do Museu do Vinho de Alcobaça, no próximo dia 18. Com transmissão online no Youtube do município, pelas 21h30. Entre 15 e 18 de maio, há visitas guiadas temáticas gratuitas neste espaço.

Exposição sobre Nery Capucho
Museu do Vidro, Marinha Grande

A exposição “Nery Capucho: 120 anos do seu nascimento” é inaugurada a 18 de maio, pelas 17 horas, e é composta por obras do pintor e desenhos e pinturas criados por alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, inspirados nos trabalhos do artista. A exposição é gratuita e pode ser vista até 13 de junho, às terças-feiras e domingos.

Visita guiada à exposição de Ana Bonifácio
Museu de Leiria

Na Noite dos Museus, dia 15, a população é convidada a participar na visita guiada à exposição “Pés Descalços e janelas descortinadas: um caminho no convento”, de Ana Bonifácio, pelas 21 horas. À mesma hora, existe visita guiada virtual ao Museu de Leiria, no Facebook.
A celebração estende-se ao dia 16, com nova visita à exposição de Ana Bonifácio, às 16 horas.

Exposição Ecletismo de Rafael Rico
Centro Interpretativo da Atouguia da Baleia, Peniche

Ecletismo é a primeira exposição a solo de Rafael Rico, natural de Peniche, e traz uma “introspeção à mente artística” através de uma mostra de pintura, desenho e fotografia, áreas em que o jovem trabalha. A inauguração acontece este sábado, às 11 horas, em Peniche. Visitas livres todas as terças e sábados até 17 de julho, entre as 10 e as 17 horas.

Demonstração de cerâmica
Jardim do Amor, Alcobaça

“Cerâmica Contemporânea” por Liliana Santos, “Cerâmica tradicional” com João Coelho e “Técnica de modelação e olaria contemporânea” por Nadine Gueniou são as três demonstrações que pode visitar este sábado, dia 15, entre as 10 e as 12 horas, no Jardim do Amor. O evento presencial tem, também, exibição online no canal de Youtube do município de Alcobaça.

Oficina Criativa Flores de Maio
Atelier-Museu António Duarte, Caldas da Rainha

Pais e filhos são convidados, no dia 16 às 10h30, a aprender a elaborar um azulejo de relevo com a flor como elemento principal, utilizando técnicas de lastra e modelação de barro. Precede à oficina, a observação da flora do Jardim do Centro de Artes das Caldas da Rainha. Inscrições até amanhã através de centro.artes@cm-caldas-rainha.pt ou 262 840 540.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.