Assinar


Exclusivo

Nuno Mangas: “Região de Leiria é uma das que mais se destaca no investimento empresarial”

Natural de Ourém, lidera o Compete 2020, o maior programa de fundos comunitários do País

Lidera uma instituição de referência na concessão de incentivos à promoção da competitividade e da internacionalização. A Região de Leiria aplica bem os fundos que recebe?
O Compete 2020 tem um âmbito de intervenção com foco no impulso da atividade empresarial, estimulando a sua competitividade, a sua capacidade de inovar e de ter uma cada vez maior presença nas cadeias de valor com produtos e serviços de alto valor acrescentado.
Tendo em conta o último estudo de avaliação do impacto dos FEEI no desempenho das empresas portuguesas, ficou bem patente que os sistemas de incentivos às empresas tiveram um impacto muito positivo no desempenho das empresas apoiadas, ao nível da inovação de produto e de processo, da qualificação dos seus colaboradores, da sua competitividade e da sua capacidade de estarem mais presentes nos mercados externos. Mais, estes apoios perduram no tempo e, quando se comparam empresas apoiadas com empresas que não apoiadas, as empresas apoiadas apresentam acréscimos bastante mais significativos das exportações, do valor acrescentado que incorporam nos seus produtos e serviços e no investimento em I&D, registando também um maior crescimento no número de trabalhadores.
Embora sejam conclusões transversais, para todo o território continental, julgo que estas conclusões evidenciam bem a realidade desta região ao nível empresarial.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados