Assinar
Fátima

Santuário de Fátima recebe 7.500 peregrinos para celebrações de 13 de maio

Peregrinos devem permanecer nos círculos assinaldos no chão durante as cerimónias. O uso de máscara é obrigatório no interior do recinto.

recinto do santuário de fátima

A Peregrinação Internacional de maio no Santuário de Fátima vai decorrer com a presença de peregrinos no Santuário.

Depois de, no ano passado, as cerimónias terem decorrido, pela primeira vez na história, sem a presença de peregrinos, devido à situação epidemiológica que o país vivia, em pleno confinamento, em 2021, as celebrações podem ser acompanhadas presencialmente por 7.500 fiéis.

“Em articulação com as autoridades de saúde, como sempre fez, o Santuário garantirá uma vez mais o acolhimento dos peregrinos, em total segurança, prosseguindo a aplicação das regras em vigor neste contexto de pandemia em todas as celebrações  como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos”, informa o Santuário em comunicado.

As entradas no recinto far-se-ão por oito portas, devidamente assinaladas, nos lados norte e sul do Santuário. Os peregrinos serão recebidos por acolhedores, com dispensadores de álcool gel, que indicarão os lugares para onde deverão seguir os peregrinos que se devem manter no mesmo sítio durante as celebrações.

Os espaços estão assinalados por círculos marcados no chão e em cada um só podem ficar peregrinos que pertençam ao mesmo agregado familiar.

No total estarão envolvidas 80 pessoas entre funcionários do Santuário e voluntários, entre eles alunos do Colégio de São Miguel.

Durante as celebrações e para evitar movimentação dos peregrinos, as zonas da Capelinha das Aparições e do queimador das velas estarão vedadas. Na Capelinha apenas poderão estar os intervenientes em cada uma das celebrações. A comunhão será igualmente distribuída no lugar.

“O Santuário apela, uma vez mais aos peregrinos que tão responsavelmente têm seguido as suas orientações, que possam neste mês de maio, de novo, corresponder às exigências do atual momento, que apesar de ser melhor ainda não oferece garantias para Fátima acolher sem reservas e precauções todos os peregrinos que habitualmente se deslocam à Cova da Iria nesta data, provenientes de todos os lugares do mundo”, indica o documento.

À semelhança das últimas celebrações, quem não se deslocar até ao Santuário, pode acompanhar as cerimónias pela televisão ou internet. A procissão das velas e a missa internacional do dia 13 serão transmitidos em sinal aberto pela RTP e pela TVI e no cabo, todas as celebrações serão transmitidas pela TV Canção Nova e em www.fatima.pt, em Santuário de Fátima Oficial, no youtube e na página do facebook.

“Numa atitude responsável e consciente,  o Santuário considera que a saúde está acima de tudo e, por isso, este maio ainda não poderá acolher todos quantos gostariam de estar presentes na Peregrinação Internacional Aniversária, que assinala a primeira Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, que tem como tema “Louvai o Senhor, que levanta os Fracos” e será presidida pelo cardeal D. José Tolentino Mendonça”, refere o mesmo comunicado.

As celebrações começam no dia 12, como a Oração do Rosário às 21h30, segue-se a Procissão das Velas e depois uma Celebração da Palavra. No dia 13, o Rosário será recitado às 9 horas, seguindo-se a Missa Internacional às 10 horas.

Este ano, o Santuário assinala ainda os 75 anos da Coroação da Imagem de Nossa Senhora que se venera na Capelinha das Aparições.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados