Assinar
Sociedade

Últimos dias para candidaturas a prémios “Nova Bauhaus”

As candidaturas estão abertas até 31 de maio.

“Reconhecer exemplos inspiradores que já existem” é o objetivo dos prémios “Nova Bauhaus”, cujas candidaturas estão prestes a terminar.

A comissão europeia quer entregar dez prémios no valor de 30 mil euros a projetos relacionados com a transição ecológica e espalhados pela União Europeia.

O único requisito é que o projeto represente os valores da Nova Bauhaus Europeia – “belo, sustentável e para todos”.

Os candidatos podem concorrer em 10 categorias:
– técnicas, materiais e processos de construção e conceção;
– construção num espírito de circularidade; soluções para a coevolução;
– espaços urbanos e rurais regenerados;
– preservação e transformação do património cultural;
– produtos e processos;
– reinventar espaços; cultura, arte e comunidades;
– soluções de vida modulares, adaptáveis e móveis;
– modelos educativos interdisciplinares.

As candidaturas estão abertas até 31 de maio e a submissão é feita através da página de internet do concurso – https://prizes.new-european-bauhaus.eu/. Está a decorrer ainda um segundo concurso, para jovens com menos de 30 anos, cujo prémio será de 15 mil euros.

A entrega de prémios decorre no âmbito do projeto “Nova Bauhaus Europeia”, anunciado pelo assessor de comunicação da representação da Comissão Europeia em Portugal, Rory Campbell, na conferência organizada pelo REGIÃO DE LEIRIA em colaboração com o município de Leiria, no dia 7 de maio, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

“Com este projeto novo, a Comissão Europeia tenciona transformar a nossa sociedade e a nossa cultura e o Pacto Ecológico Europeu em forma tangível para cidadãos”, explicou numa mensagem em vídeo.

Rory Campbell considerou que “os compromissos políticos são muitos e cada vez mais estão a tornar-se em compromissos legais, mas é preciso uma terceira componente: um compromisso social”.

O projeto encontra-se na primeira fase – “conceção conjunta” – e quer reunir ideias dos cidadãos, que podem ser submetidas na página do projeto em https://europa.eu/new-european-bauhaus/.

Homem e natureza. Uma relação sem futuro ou que precisa de ser cuidada?

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.