Assinar
Leiria

Amigos da Lagoa da Ervedeira organizam rega de árvores e procuram voluntários

Árvores plantadas em março do ano passado necessitam de água e interessados podem ajudar este domingo

Este domingo vai ser dia de regar as árvores junto à Lagoa da Ervedeira, na freguesia do Coimbrão, Leiria. Depois de terem plantado centenas de árvores em março do ano passado, os elementos do Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira (GALE) organizam a primeira ação de rega deste ano.

Rega das árvores não é inédita: em julho do ano passado vários voluntários decidiram salvar as árvores do calor Foto de arquivo: João Costa

“Depois da nossa plantação das 650 árvores – pinho bravo, pinho manso, medronheiros e salgueiros – em 7 de março do ano passado, decidimos continuar a fazer o devido acompanhamento”, explica Virgílio Cruz, vice-presidente do GALE, numa nota a divulgar a iniciativa.

Este responsável explica que “mesmo as espécies mais tolerantes à seca precisam de ser regadas com frequência durante os primeiros anos após a sua plantação”, razão pela qual avança esta ação.

Esta ação está marcada para arrancar pelas 10 horas do próximo domingo, dia 13, e vai contar com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Leiria – 5ª Companhia Monte Redondo e da junta local.

As árvores, acrescenta Vírgilio Cruz, “desempenham uma importância extraordinária na constituição da envolvente à Lagoa da Ervedeira, uma vez que são as principais responsáveis pela formação de locais com sombra e pela melhoria da qualidade do ar”.

Depois da plantação, o GALE considera fulcral regar as árvores. Trata-se, reforça o vice-presidente, de “um passo fundamental que pretendemos continuar a efetuar e vai fazer com que as raízes das árvores se desenvolvam e atinjam a profundidade necessária para conservar uma determinada árvore ou arbusto nos períodos de seca mais rigorosos que se aproximam”.

Esta não será a primeira vez que surge a iniciativa de regar as árvores no local. Perante o calor e a falta de precipitação, um grupo de voluntários avançou com a rega em julho do ano passado, como revelou então o REGIÃO DE LEIRIA.

A concentração dos participantes está prevista para acontecer junto à casa da “Guarda das Matas”. “Ajuda-nos a Regar as arvores da Lagoa da Ervedeira” é o mote do evento e a participação, aberta aos interessados em ter um papel nesta atividade, pode ser confirmada com inscrição online.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.