Assinar

Distrito de Leiria volta a destacar-se com dez praias Zero Poluição

A associação Zero identificou a nível nacional 53 praias com qualidade de água “excelente”, 19 por cento são do distrito

Dez das 53 praias classificadas Zero Poluição pela associação Zero situam-se no distrito de Leiria.

Este ano, o concelho de Alcobaça tem quatro praias nesta lista, mais uma do que no ano passado (Água de Madeiros, juntou-se à Pedro do Ouro, Polvoeira e Légua) e Peniche mantém três (Baleal Norte, Baleal Sul e Baleal Campismo) depois de “perder” a Consolação e Consolação Norte.

A praia do Salgado, na Nazaré, passou também este ano a integrar a classificação da Zero, enquanto as praias Foz do Arelho – Mar (Caldas da Rainha) e Rei do Cortiço (Óbidos) repetem o feito do ano passado.

A lista foi divulgada pela Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, foi divulgada esta quarta-feira , em vésperas do arranque da época balnear na maioria das praias do país.

A distinção da Zero reconhece as praias que, ao longo das três épocas balneares anteriores, apresentem a classificação “excelente” que atesta o facto de não ter sido “detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas” de acordo com os dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente.

São menos 15 as praias com estatuto de excelência face ao ano passado. Este ano, as 53 praias distinguidas pela Zero dividem-se por 30 concelhos e não incluem nenhuma zona balnear interior, a exemplo do ano passado. Representam por outro lado apenas 8,3% de um total de 643 águas balneares no país. Saíram da lista do ano passado 29 praias e entraram 14 novas.

Todas as praias classificadas o ano passado como praias Zero poluição estão classificadas, ao abrigo da legislação, como praias com qualidade da água ‘excelente’. Porém, na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor-limite, deixaram de poder ser consideradas praias Zero poluição. Concelhos como Torres Vedras e Angra do Heroísmo tiveram assim um número significativo de praias retiradas da lista (nove e cinco praias, respetivamente)”, explica a Zero em comunicado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.