Assinar
Sociedade

Distrito de Leiria tem 10 praias com Zero Poluição

Peniche é um dos concelhos do país com maior número de praias a receber esta distinção.

Cinco em Peniche, três em Alcobaça, uma em Óbidos e outra em Caldas da Rainha. Estes são os concelhos do distrito de Leiria com praias que foram, para a época balnear 2020, premiadas com a distinção Zero Poluição.

A “bandeira” atribuída pela associação ambientalista Zero reconhece as praias que, ao longo das três épocas balneares anteriores, apresentem a classificação “excelente” e “não seja detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares”.

Peniche é um dos concelhos do país com maior número de praias Zero Poluição e é ultrapassado apenas por Torres Vedras, que recebeu 10 distinções, avança a Zero em comunicado.

As 10 praias premiadas no distrito de Leiria são Légua, Pedra do Ouro e Polvoeira, em Alcobaça, Praia do Mar nas Caldas da Rainha, Rei do Cortiço em Óbidos e Baleal-Campismo, Baleal-Norte, Baleal-Sul, Consolação e Consolação Norte em Peniche.

A nível nacional, na época balnear 2020, 11% das 621 zonas balneares em funcionamento são praias com Zero Poluição, o que representa “um aumento de 55 pontos percentuais, mais 24 praias”, em relação ao ano passado.

Este ano, e ao contrário do que acontecia nos anteriores, nenhuma zona balnear do interior recebeu esta distinção. A associação ambientalista explica que as praias no interior estão “muito mais suscetíveis à poluição microbiológica” e, por isso, é “extremamente difícil” conseguir os parâmetros exigidos ao longo dos três anos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados