Assinar
Figueiró dos Vinhos

Festival Fazunchar leva a Figueiró dos Vinhos a arte de Pantónio, Isaac Cordal e Bosoletti

A terceira edição promete novas intervenções murais, instalações, exposições, concertos, oficinas, visitas guiadas e conversas

O festival de artes Fazunchar, centrado na pintura mural, vai acontecer de 14 a 22 de agosto, levando a Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, artistas como Pantónio, Isaac Cordal e Bosoletti, anunciou hoje a organização.

Batizado com uma palavra do dialeto local, o Laínte, ‘fazunchar’ significa ‘fazer’ e é isso que pelo terceiro o festival promete: fazer “uma festa construída por vários tipos de arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território, fazendo jus ao próprio nome”, lê-se no comunicado hoje divulgado.

Na vila e no concelho de Figueiró dos Vinhos, as duas primeiras edições de Fazunchar resultaram em cinco dezenas de pinturas murais que refletem a interpretação que os artistas locais fizeram do território, após conheceram as paisagens, o património, a gastronomia, as gentes e a história.

A terceira edição promete enriquecer ainda mais este concelho do norte do distrito de Leiria com novas intervenções murais, mas também com instalações, exposições, concertos, oficinas, visitas guiadas e conversas.

Entre os primeiros artistas anunciados estão o português Pantónio, o espanhol Isaac Cordal e o argentino Bosoletti, “bem como alguns dos mais interessantes artistas emergentes portugueses”, acrescenta a organização. O programa integral é apresentado a 14 de julho.

No início deste ano, o festival de Figueiró dos Vinhos foi distinguido com o selo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe, que reconhece organizações que se distinguem pela riqueza artística e pelo envolvimento da e na comunidade.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar