Assinar
Leiria

Leiria vai ter feriado repleto de sol apesar de a Lua o “roubar” por instantes durante a manhã

Eclipse parcial do sol terá o seu ponto máximo, na região, poucos minutos depois das 10h30

O dia de amanhã, feriado, será marcado por um eclipse anular do Sol que será visível na nossa região. Aliás, será visível como eclipse parcial em todo o território português.

Será pela manhã que o Sol será, em parte, ocultado pela Lua, que colocará o território nacional na penumbra.

Todavia, não se espera que o eclipse seja muito notado. “Na maioria do território nacional, o eclipse parcial será pouco percetível  pois as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira”, explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

No entanto, “o eclipse parcial será facilmente notado ao olhar para o Sol com óculos de segurança”, adianta o OAL.

Com duração de 90 minutos, o eclipse terá o seu ponto máximo, na região, poucos minutos depois das 10h30. Para Leiria prevê-se que tal aconteça às 10h35.

É importante frisar que a observação direta do eclipse é uma tarefa que implica riscos e obriga a apertados cuidados.

Do ponto de vista meramente meteorológico, o dia será de sol, segundo as previsões. Para Leiria é esperada uma temperatura máxima de 23 graus e um dia repleto de sol e com poucas nuvens.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.